Investigação das Propriedades Psicométricas de um Instrumento de Avaliação de Indicadores de Resiliência Infantil
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Resumo
Embora a resiliência seja considerada um fenômeno relevante para o enfrentamento de situações estressoras, não há instrumentos nacionais disponíveis para sua avaliação na infância. Baseado nesta constatação, o trabalho buscou investigar evidências de validade e de precisão para o instrumento “Marcadores de Resiliência Infantil”. A validade discriminante foi investigada por meio da comparação dos escores do instrumento em avaliação e a Escala de Stress Infantil. Participaram 136 crianças (67 meninas) com idades entre oito e 12 anos (M=9,66; DP=1,27). Foram identificadas correlações baixas e negativas entre os instrumentos, confirmando a diferenciação entre os construtos. A precisão do instrumento, por meio do teste e reteste foi baseada nas respostas de 155 crianças (71 meninas), com as idades citadas (M=10,10; DP=1,41). Os coeficientes de correlação foram considerados moderados e fortes, evidenciando boa estabilidade temporal. Sugere-se que estudos futuros sejam realizados a fim de alcançar maior compreensão acerca das qualidades psicométricas do instrumento.
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