Evidências de Validade e Confiabilidade da Perceptions of Academic Stress Scale

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Felipe Douglas Pereira França
Tatiane Lebre Dias

Resumo

Para muitos jovens brasileiros que ingressam à graduação, o ensino superior é um momento de enormes mudanças, desafios e novidades. O presente estudo teve como objetivo traduzir, adaptar e verificar validade de conteúdo do the Perceptions of Academic Stress (PAS) Scale, cuja finalidade é mensurar a percepção dos estudantes universitários a respeito do estresse acadêmico e suas fontes. O estudo se deu por meio de quatro etapas, passando pela tradução e retradução do instrumento, avaliação por um comitê de especialistas e análise semântica. O processo de tradução e retradução da escala gerou resultados satisfatórios, com o Coeficiente de Validade de Conteúdo (CVC) de 0,92 e uma concordância forte entre os especialistas (Kappa=0,72). Assim sendo, a tradução, adaptação e validação de conteúdo do PAS Scale para o Brasil disponibilizou um instrumento com parâmetros psicométricos adequados, que poderá auxiliar na criação de ações que melhorem a qualidade de vida dos estudantes.

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Seção
Avaliação Psicológica

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