A Primeira Experiência Clínica do Aluno: Ansiedades e Fantasias Presentes no Atendimento e na Supervisão

Conteúdo do artigo principal

Ana Maria Barros Aguirre

Resumo

Neste artigo apresentamos observações e reflexões derivadas da experiência de mais de dez anos supervisionando alunos de graduação na sua primeira experiência clínica, a qual consiste na realização de um processo psicodiagnóstico. Mostramos através de exemplos clínicos que, numa linha de trabalho com abordagem psicanalítica, as ansiedades e fantasias do aluno em relação ao atendimento e à supervisão desempenham um papel fundamental no aprendizado clínico.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos

Referências

ABUCHAEM, J. (1986). O processo psicodiagnóstico no adulto, na criança e no adolescente. Trad. de José Newton Rodrigues de Freitas e Lis Maria Lima Bainy. Porto Alegre, D.C. Luzzato.

ANCONA LOPEZ, M., org. (1995). Psicodiagnóstico: processo de intervenção. São Paulo, Cortez.

ARZENO, M. E. G. (1995). Psicodiagnóstico clínico: novas contribuições. Trad. de Beatriz Affonso Neves. Porto Alegre, Artes Médicas.

OCAMPO, M. L. S. de & cols. (1981). O processo psicodiagnóstico e as técnicas projetivas. Trad. de Miriam Felzenszwalb. São Paulo, Martins Fontes.

TRINCA, W. & cols. (1984). Diagnóstico psicológico: a prática clínica. São Paulo, EPU.

TRINCA, W. (1983). O pensamento clínico em diagnóstico da personalidade. Petrópolis, Vozes.