Estratégia de Marketing de Relacionamento gerando ações de fidelização em uma empresa familiar
Palavras-chave:
Empresa familiar, Marketing de relacionamento, Fidelização do clienteResumo
Este estudo foi elaborado com o objetivo de analisar uma empresa familiar e as estratégias de marketing de relacionamento com foco na fidelização de clientes, diante dos desafios de gestão de um negócio familiar. Sendo assim, certos empreendedores podem se identificar com este trabalho. A empresa escolhida foi o Laticínio Carinho, localizado em Augustinópolis, Tocantins. O tipo de pesquisa foi o exploratório e o método, qualitativo. Após as entrevistas realizadas com funcionários de diferentes áreas da empresa e um representante comercial, foi possível analisar a situação da empresa e detalhar os principais pontos a serem aperfeiçoados. Dessa forma, por meio dos resultados oportunos obtidos, algumas estratégias foram sugeridas, como a implementação de um programa estruturado de fidelização de clientes, a adoção de programas de treinamento para a equipe de venda, o incentivo financeiro para funcionários e a organização e participação de feiras e eventos
Downloads
Referências
Bardin, L. (2007). Análise de conteúdo (3ª ed.). Lisboa: Edições 70.
Barreto, I. F., & Crescitelli, E. (2013). Marketing de relacionamento: como implantar e avaliar resultados (1ª ed.). São Paulo: Pearson Education do Brasil.
Bornholdt, W. (2005). Governança na empresa familiar: implementação e prática. Porto Alegre: Bookman.
Cobra, M. (2005). Marketing de serviços: turismo, lazer e negócios (Ed. Compacta). São Paulo: Cobra.
Engel, J. F., Blackwell, R. D., & Miniard, P. W. (2000). Comportamento do consumidor (8ª ed.). Rio de Janeiro: LTC.
Flick, U. (2009). Uma introdução à metodologia de pesquisa. Porto Alegre: Penso.
Freitas, E., & Frezza, C. (2005). Pesquisa científica sobre “gestão e sucessão em empresa familiar”. Disponível em https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/1063/1499. Acesso em 08.04.2021.
Gil, A. C. (2019). Métodos e técnicas de pesquisa social (7ª ed.). São Paulo: Atlas.
Gordon, I. (2002). Marketing de relacionamento: estratégias, técnicas e tecnologias para conquistar clientes e mantê-los para sempre. São Paulo: Futura.
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2022, março). PIB cresce 4,6% em 2021 e supera perdas da pandemia. Disponível em https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/33066-pib-cresce-4-6-em-2021-e-supera-perdas-da-pandemia. Acesso em 04.04.2022.
Kotler, P., & Keller, K. L. (2012). Administração de marketing (14ª ed.). São Paulo: Pearson Education do Brasil.
Kotler, P., & Keller, K. L. (2018). Administração de marketing (15ª ed.). São Paulo: Pearson Education do Brasil.
Malhotra, N. K. (2019). Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada (7ª ed.). Porto Alegre: Bookman.
Ogden, J. R., & Crescitelli, E. (2007). Comunicação integrada de marketing (2ª ed.). São Paulo: Pearson Prentice Hall.
PwC. (2021). Confiança e impacto; porque as empresas familiares precisam agora para manter seu legado no futuro. PwC - 10ª Pesquisa Global sobre Empresas Familiares. Disponível em https://www.pwc.com.br/pt/estudos/setores-atividades/pcs/2021/08-03-Pesquisa-Empresas-Familiares_2021_VF.pdf. Acesso em 18.03.2022.
Rapp, S., & Collins, T. (1994). Maximarketing: os vencedores. São Paulo: Makron Books.
Samara, B. S., & Morsch, M. A. (2005). Comportamento do consumidor: conceitos e casos. São Paulo: Prentice Hall.
SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. (2022). Guia sobre gestão de empresas familiares. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Arquivos/Guia%20sobre%20gesta%CC%83o%20de%20empresas%20familiares.pdf. Acesso em: 19.03.2022.
SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. (2022, fevereiro). Negócios familiares: entenda como eles funcionam. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/as-caracteristicas-de-negocios-familiares,48e89e665b182410VgnVCM100000b272010aRCRD#:~:text=Um%20neg%C3%B3cio%20familiar%20%C3%A9%20a,acionistas%20e%20membros%20da%20diretoria. Acesso em: 19.03.22.
Silva, V. F. (2019). Gestão de empresa familiar. Porto Alegre: Grupo A.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Natália Reche Sorbile, Eduardo Neder Issa Junior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os direitos autorais dos artigos publicados na Práticas em Contabilidade e Gestão pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos de publicação do conteúdo. Após a aprovação do artigo, os autores concedem à revista o direito da primeira publicação.