Estratégia de Marketing de Relacionamento gerando ações de fidelização em uma empresa familiar

Autores/as

  • Natália Reche Sorbile Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Eduardo Neder Issa Junior Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palabras clave:

Empresa familiar, Marketing de relacionamento, Fidelização do cliente

Resumen

Este estudo foi elaborado com o objetivo de analisar uma empresa familiar e as estratégias de marketing de relacionamento com foco na fidelização de clientes, diante dos desafios de gestão de um negócio familiar. Sendo assim, certos empreendedores podem se identificar com este trabalho. A empresa escolhida foi o Laticínio Carinho, localizado em Augustinópolis, Tocantins. O tipo de pesquisa foi o exploratório e o método, qualitativo. Após as entrevistas realizadas com funcionários de diferentes áreas da empresa e um representante comercial, foi possível analisar a situação da empresa e detalhar os principais pontos a serem aperfeiçoados. Dessa forma, por meio dos resultados oportunos obtidos, algumas estratégias foram sugeridas, como a implementação de um programa estruturado de fidelização de clientes, a adoção de programas de treinamento para a equipe de venda, o incentivo financeiro para funcionários e a organização e participação de feiras e eventos

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Biografía del autor/a

Natália Reche Sorbile, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Graduanda em administração de empresas no Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da Universidade Presbiteriana Mackenzie

Eduardo Neder Issa Junior, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Possui graduação em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1984), especialização em Administração Mercadológica pela FGV (1989) e mestrado em Administração de Empresas com Ênfase em Marketing pela Faculdade de Economia e Administração da USP (2004). Tendo atuado por 4 anos como diretor acadêmico e de marketing no Instituto Logus de Desenvolvimento Humano e sido socio-diretor da Neder Issa Treinamentos Ltda por 14 anos, atualmente tem atuado como Professor de Graduação presencial e a distância (EAD) da Universidade Presbiteriana Mackenzie, curador de disciplinas dos cursos de Graduação a Distância (EAD) dessa universidade, Professor de Pós-Graduação e MBAs da Fundação Instituto de Administração (FIA), POLI (PECE) e SENAC. Já coordenou o EMBA Pittsburgh em parceria com a Universidade Presbiteriana Mackenzie e ministrou cursos de Graduação e Pós-Graduação em instituições como Universidade Anhembi-Morumbi / BSP, PUC, UNISANTA, Uni-FACEF (Franca), Anhanguera), dentre outras. Tem experiência profissional de mais de 30 anos na área de Administração, com ênfase em Marketing.

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Publicado

2024-09-13

Cómo citar

Sorbile, N. R., & Issa Junior, E. N. (2024). Estratégia de Marketing de Relacionamento gerando ações de fidelização em uma empresa familiar. Práticas Em Contabilidade E Gestão, 12(2). Recuperado a partir de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/pcg/article/view/17202