A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE UMA IES PÚBLICA ALAGOANA EM RELAÇÃO À APRENDIZAGEM DURANTE O ENSINO REMOTO

Autores

  • Maria Gabriele Correia Costa
  • Tiago de Moura Soeiro
  • Erica Xavier de Souza Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  • Marcia Maria Silva de Lima Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  • João Gabriel Nascimento de Araujo Centro Universitário Tabosa de Almeida (ASCES-UNITA)

Palavras-chave:

Aprendizagem., Contabilidade., Ensino remoto. , Ensino superior.

Resumo

Este estudo teve como objetivo conhecer a percepção dos estudantes de Ciências Contábeis de uma
instituição de ensino superior alagoana acerca do ensino remoto (ER), quais aspectos mais facilitaram
e quais mais dificultaram a aprendizagem nesse período. Trata-se de uma pesquisa de levantamento de
dados com a participação de 138 discentes de Contabilidade. Os dados coletados foram tabulados no
Microsoft Excel, e calculou-se o coeficiente de correlação de Pearson com o auxílio do IBM SPSS. De
acordo com os resultados obtidos, os aspectos que mais facilitaram a aprendizagem foram os seguintes:
a otimização do tempo que antes era utilizado para deslocamento até a universidade, o auxílio da
tecnologia para resoluções de problemas/atividades e a flexibilidade de horários. Já os aspectos que
mais dificultaram a aprendizagem foram os seguintes: a falta de estímulo, o aumento na demanda das
atividades e a falta de um ambiente propício para estudo em casa. Percebe-se que, mesmo com algumas
dificuldades diante do processo de ensino-aprendizagem por meio de um ambiente virtual, o estudante
de Contabilidade tende a aceitar as aulas no formato remoto.

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Biografia do Autor

Erica Xavier de Souza, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Mestre em Administração e Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Professora da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Marcia Maria Silva de Lima, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (UnB)

Professora da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

João Gabriel Nascimento de Araujo, Centro Universitário Tabosa de Almeida (ASCES-UNITA)

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Professor do Centro Universitário Tabosa de Almeida (ASCES-UNITA)

Referências

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Publicado

2023-06-16

Como Citar

Costa, M. G. C., Soeiro, T. de M., Souza, E. X. de, Lima, M. M. S. de, & Araujo, J. G. N. de. (2023). A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE UMA IES PÚBLICA ALAGOANA EM RELAÇÃO À APRENDIZAGEM DURANTE O ENSINO REMOTO. Práticas Em Contabilidade E Gestão, 10(4). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/pcg/article/view/15790

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