A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE UMA IES PÚBLICA ALAGOANA EM RELAÇÃO À APRENDIZAGEM DURANTE O ENSINO REMOTO
Palabras clave:
Aprendizagem., Contabilidade., Ensino remoto. , Ensino superior.Resumen
Este estudo teve como objetivo conhecer a percepção dos estudantes de Ciências Contábeis de uma
instituição de ensino superior alagoana acerca do ensino remoto (ER), quais aspectos mais facilitaram
e quais mais dificultaram a aprendizagem nesse período. Trata-se de uma pesquisa de levantamento de
dados com a participação de 138 discentes de Contabilidade. Os dados coletados foram tabulados no
Microsoft Excel, e calculou-se o coeficiente de correlação de Pearson com o auxílio do IBM SPSS. De
acordo com os resultados obtidos, os aspectos que mais facilitaram a aprendizagem foram os seguintes:
a otimização do tempo que antes era utilizado para deslocamento até a universidade, o auxílio da
tecnologia para resoluções de problemas/atividades e a flexibilidade de horários. Já os aspectos que
mais dificultaram a aprendizagem foram os seguintes: a falta de estímulo, o aumento na demanda das
atividades e a falta de um ambiente propício para estudo em casa. Percebe-se que, mesmo com algumas
dificuldades diante do processo de ensino-aprendizagem por meio de um ambiente virtual, o estudante
de Contabilidade tende a aceitar as aulas no formato remoto.
Descargas
Citas
Alves, A. R (2022). Processo de ensino-aprendizagem durante o ensino remoto: Uma análise da percepção de discentes do curso de Ciências Contábeis. [Trabalho de conclusão de curso não publicado]. Universidade Federal de Uberlândia. https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/34742/3/ProcessoEnsino Aprendizagem.pdf
Behar, P. A. (2009). Modelos pedagógicos em educação a distância. Artmed. https://www.larpsi.com.br/media/mconnect_uploadfiles/c/a/cap_0154.pdf.
Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017 (2017). Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/d9057.htm.
Ministério da Educação (2022). Alunos conectados. https://www.gov.br/mec/pt-br/alunosconectados
Feitosa, M. C., Moura, P. S., Ramos, M. D. S. F., & Lavor, O. P. (2020). Ensino remoto: O que pensam os alunos e professores? Anais do Congresso sobre Tecnologias na Educação, João Pessoa, PB, SBC, 5. https://doi.org/10.5753/ctrle.2020.11383.
Gregorini, T. M. S., & Santos, W. H. dos (2021). Impactos do ensino remoto no processo de aprendizagem do curso de ciências contábeis da Universidade Federal de Rondônia, campus José Ribeiro Filho: Uma percepção dos discentes. [Trabalho de conclusão do curso não publicado]. Universidade Federal de Rondônia. https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3258
Pasini, C. G. D., Carvalho, E. D., & Almeida, L. H. C. (2020). A educação híbrida em tempos de pandemia: Algumas considerações. Observatório Socioeconômico da COVID-19. http://docplayer.com.br/192736172-A-educacao-hibrida-em-tempos-de-pandemia-algumas-consideracoes-1-texto-para-discussao-texto-publicado-em-29-06-2020.html
Portaria nº 343, de 17 de março de 2020 (2020). Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais
por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus – COVID-19. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/portaria/prt/portaria%20n%C2%BA%20343-20-mec.htm.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Erica Xavier de Souza, Marcia Maria Silva de Lima, João Gabriel Nascimento de Araujo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Práticas em Contabilidade e Gestão pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos de publicação do conteúdo. Após a aprovação do artigo, os autores concedem à revista o direito da primeira publicação.