A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE UMA IES PÚBLICA ALAGOANA EM RELAÇÃO À APRENDIZAGEM DURANTE O ENSINO REMOTO
Keywords:
Aprendizagem., Contabilidade., Ensino remoto. , Ensino superior.Abstract
Este estudo teve como objetivo conhecer a percepção dos estudantes de Ciências Contábeis de uma
instituição de ensino superior alagoana acerca do ensino remoto (ER), quais aspectos mais facilitaram
e quais mais dificultaram a aprendizagem nesse período. Trata-se de uma pesquisa de levantamento de
dados com a participação de 138 discentes de Contabilidade. Os dados coletados foram tabulados no
Microsoft Excel, e calculou-se o coeficiente de correlação de Pearson com o auxílio do IBM SPSS. De
acordo com os resultados obtidos, os aspectos que mais facilitaram a aprendizagem foram os seguintes:
a otimização do tempo que antes era utilizado para deslocamento até a universidade, o auxílio da
tecnologia para resoluções de problemas/atividades e a flexibilidade de horários. Já os aspectos que
mais dificultaram a aprendizagem foram os seguintes: a falta de estímulo, o aumento na demanda das
atividades e a falta de um ambiente propício para estudo em casa. Percebe-se que, mesmo com algumas
dificuldades diante do processo de ensino-aprendizagem por meio de um ambiente virtual, o estudante
de Contabilidade tende a aceitar as aulas no formato remoto.
Downloads
References
Alves, A. R (2022). Processo de ensino-aprendizagem durante o ensino remoto: Uma análise da percepção de discentes do curso de Ciências Contábeis. [Trabalho de conclusão de curso não publicado]. Universidade Federal de Uberlândia. https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/34742/3/ProcessoEnsino Aprendizagem.pdf
Behar, P. A. (2009). Modelos pedagógicos em educação a distância. Artmed. https://www.larpsi.com.br/media/mconnect_uploadfiles/c/a/cap_0154.pdf.
Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017 (2017). Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/d9057.htm.
Ministério da Educação (2022). Alunos conectados. https://www.gov.br/mec/pt-br/alunosconectados
Feitosa, M. C., Moura, P. S., Ramos, M. D. S. F., & Lavor, O. P. (2020). Ensino remoto: O que pensam os alunos e professores? Anais do Congresso sobre Tecnologias na Educação, João Pessoa, PB, SBC, 5. https://doi.org/10.5753/ctrle.2020.11383.
Gregorini, T. M. S., & Santos, W. H. dos (2021). Impactos do ensino remoto no processo de aprendizagem do curso de ciências contábeis da Universidade Federal de Rondônia, campus José Ribeiro Filho: Uma percepção dos discentes. [Trabalho de conclusão do curso não publicado]. Universidade Federal de Rondônia. https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3258
Pasini, C. G. D., Carvalho, E. D., & Almeida, L. H. C. (2020). A educação híbrida em tempos de pandemia: Algumas considerações. Observatório Socioeconômico da COVID-19. http://docplayer.com.br/192736172-A-educacao-hibrida-em-tempos-de-pandemia-algumas-consideracoes-1-texto-para-discussao-texto-publicado-em-29-06-2020.html
Portaria nº 343, de 17 de março de 2020 (2020). Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais
por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus – COVID-19. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/portaria/prt/portaria%20n%C2%BA%20343-20-mec.htm.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Erica Xavier de Souza, Marcia Maria Silva de Lima, João Gabriel Nascimento de Araujo
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Práticas em Contabilidade e Gestão pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos de publicação do conteúdo. Após a aprovação do artigo, os autores concedem à revista o direito da primeira publicação.