Internacionalização de Grupo Empresarial de Gestão de Marcas em Pro-dutos Logomarcados

Autores/as

  • Chistopher Capelache Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Alberto de Medeiros Júnior Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palabras clave:

Empreendedorismo, Tecnologia, Inovação

Resumen

O artigo aborda uma pesquisa aplicada para decisão, baseada na oportunidade de internacionali-zação do grupo AB, de empresas de gestão de marcas em produtos logomarcados na América Latina. As empresas do grupo apresentam tecnologia inovadora, soluções criativas e foco na qualidade de atendimento ao cliente. O mercado de produtos personalizados cresce cada vez mais no Brasil e no mundo, por agregarem valor às marcas, potencializando o relacionamento com os clientes. Há na Amé-rica Latina lacunas no atendimento desse mercado e, por isso o grupo enxerga uma oportunidade para internacionalização. Com base nas opções estratégicas identificadas e conhecimento sobre ferramentas de apoio à tomada de decisão, foi concebido um modelo que contemplasse as variáveis, assim como do contexto de negócios do grupo para que se pudesse recomendar, frente a priorização e julgamentos dos decisores, a melhor opção para o processo de internacionalização. A pesquisa atingiu o objetivo em identificar dentre as opções estratégicas obtidas, a recomendação para realização de uma aliança estra-tégica no Chile, e demonstrou como ferramentas de apoio à decisão podem auxiliar os dirigentes em decisões complexas, não estruturadas, com grande quantidade de variáveis, a enfrentarem as dificulda-des ligadas à racionalidade limitada.

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Publicado

2022-02-08

Cómo citar

Capelache, C., & de Medeiros Júnior, A. (2022). Internacionalização de Grupo Empresarial de Gestão de Marcas em Pro-dutos Logomarcados. Práticas Em Contabilidade E Gestão, 9(4), 1–33. Recuperado a partir de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/pcg/article/view/14973

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