Modelo de Negócios dedicado ao Desenvolvimento do Comportamento Empreendedor e Inovativo: um Relato de Experiência

Autores/as

  • Marcus Paulo Linares Rodrigues UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
  • Adilson Caldeira Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios - Centro Mackenzie de Liberdade Econômica - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Palabras clave:

Empreendedorimo, Modelo de Negócio, Desenvolvimento de Negócio

Resumen

O relato tem por objetivo descrever o modelo de negócio e compartilhar o conhecimento adquirido a partir da experiência de criação e implementação de um novo negócio voltado à oferta de soluções em infraestrutura de Tecnologia da Informação (TI), com promoção e desenvolvimento do comportamento empreendedor e inovativo. Na concepção original do empreendimento, pretendia-se que o escopo se restringisse a soluções técnicas aplicadas à gestão da infraestrutura de TI mediante serviços de consultoria, até que se identificaram demandas relativas ao desenvolvimento do comportamento empreendedor em ambientes corporativos e em indivíduos, ampliando o escopo do projeto diante da oportunidade percebida. O texto aqui apresentado discute os aspectos concernentes a um projeto empreendedor, em questões como a importância da inovação, motivações e competências típicas da ação empreendedora, bem como os riscos, problemas e limitações comumente enfrentados. Com base em visões conceituais e experimentais descritas em fontes bibliográficas, idealizou-se o modelo de negócios do empreendimento, que atinge seu terceiro ano de atuação, com payback atingido e carteira de negócios que proporciona boas margens de lucro, sistematicamente reinvestido em expansão para o desenvolvimento sustentável do negócio. O projeto pode ser visto como exemplo de situação típica vivenciada em iniciativas empreendedoras, razão pela qual se decidiu compartilhar o conhecimento adquirido com o intuito de contribuir para estender o impacto de sua implementação pela ampliação do conhecimento aplicado à tecnologia de gestão.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcus Paulo Linares Rodrigues, UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Mestre em Administração do Desenvolvimento de Negócios, Especialista em Administração de Negócios e Bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Adilson Caldeira, Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios - Centro Mackenzie de Liberdade Econômica - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Professor do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da Universidade Presbiteriana Mackenzie, membro do núcleo docente permanente do Programa de Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios e do Centro Mackenzie de Liberdade Econômica. Doutor em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Mestre em Administração pela Universidade de São Paulo, Especialista em Administração Financeira e Graduado em Engenharia Civil. 

Citas

BORA DESENVOLVER. Site institucional. Disponível em: http://boradesenvolver.com.br/.

Acesso em: 17 jul. 2020.

BYGRAVE, W. D. The entrepreneurship paradigm: a philosophical look at its research methodologies.

Entrepreneurship Theory & Practice, fall, 1989, p. 7-26.

CANALTECH. Portal de notícias sobre tecnologia. Disponível em: https://canaltech.com.br/

android/google-remove-500-aplicativos-com-malware-da-play-store-99388/. Acesso em:

ago. 2017.

G1. Portal de notícias da empresa Globo Comunicação e Participações. Disponível em: https://

g1.globo.com/economia/tecnologia/noticia/mark-zuckerberg-depoe-ao-senado-sobre-uso-

de-dados-pelo-facebook.ghtml. Acesso em: 15 abr. 2018.

JULIEN, P. A. Empreendedorismo regional e economia do conhecimento. São Paulo: Saraiva,

KOLLMANN, T.; CHRISTOFOR, J.; KUCKERTZ, A. Explaining individual entrepreneurial

orientation: conceptualisation of a cross-cultural research framework. International Journal

of Entrepreneurship and Small Business, v. 4, n. 3, 2007, p. 325-340.

MARCONDES, R. C.; MIGUEL, L. A. P.; FRANKLIN, M. A.; PEREZ, G. Metodologia para

elaboração de trabalhos práticos e aplicados em Administração e Contabilidade. São Paulo:

Mackenzie, 2017.

OSTERWALDER, A.; PIGNEUR, Y. Business model generation: handbook for visionaries,

game changers, and challengers. Hoboken, New Jersey: Wiley; 1 ed., 2010.

PORTER, M. E.; KRAMER, M. R. Estratégia e Sociedade: o vínculo entre vantagem competitiva

e responsabilidade social nas empresas. 2006. In: PORTER, M. E. Competição. Rio de

Janeiro: Campus/Elsevier, 2009, p. 437-510.

REICHHELD, F. F.; SASSER, W. E. Zero defections: quality comes to service. Harvard Business

Review, Sep./Oct., 1990, p. 105-111.

REVISTA VOCÊ S/A. São Paulo: Ed. Abril, n. 243, agosto, 2018.

RODRIGUES, M. P. L. O vale do desemprego. 1. ed. São Paulo: Bora Desenvolver, 2020.

SIMON, H. A. A behavioral model of rational choice. Quartely Journal of Economics, v. 69,

n. 1, fev., 1955, p. 99-118.

SIMON, H. A. Administrative decision making. Public Administration Review, 1965, p. 31-37.

SIMON, H. A. Reason in Human Affairs. Stanford: Stanford University Press, 1983.

TURKER, D.; ONVURAL, B.; KURSUNLUOGLU, E.; PINAR, C. Entrepreneurial propensity:

a field study on the Turkish university students. International Journal of Business, Economics

and Management, v. 1, n. 3, 2005, p. 15-27.

VALE, G.M.V.; CORREA, V.S; REIS, R.F. (2014). Motivações para o empreendedorismo: necessidade

versus oportunidade? RAC – Revista de Administração Contemporânea, v. 18, n. 3,

art. 4, 2014, p. 311-327.

Publicado

2020-12-15

Cómo citar

Linares Rodrigues, M. P., & Caldeira, A. (2020). Modelo de Negócios dedicado ao Desenvolvimento do Comportamento Empreendedor e Inovativo: um Relato de Experiência. Práticas Em Contabilidade E Gestão, 8(4). Recuperado a partir de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/pcg/article/view/13874

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>