IMPLANTAÇÃO DE VALUE BASED MANAGEMENT EM UMA INDÚSTRIA DE PRODUTOS PARA SAÚDE ANIMAL.

Autores

Palavras-chave:

Controles gerenciais, Fluxo de caixa, VBM, Gestão baseada em valor

Resumo

Indústrias brasileiras de saúde animal tendem a competir com players globais, haja vista a importação de tecnologias produtivas fora do Brasil, trazendo produtos e processos produtivos que concorrem com as indústrias locais tendo uma competitividade favorecida. Também outros fatores fazem com que empresas do setor sejam altamente competitivos, por exemplo a entrada de empresas em saúde humana trazendo diversas sinergias para a indústria de animais. No caso específico foi observado ao longo de quatro anos como uma indústria de saúde animal de companhia implementou um processo de gestão baseada em valor (VBM), sendo observadas as motivações para a utilização, os mecanismos implementados e resultados alcançados. Essencialmente no início do processo e frente a realidade que enfrentam os seus negócios, os acionistas elaboraram uma avaliação da empresa com base na metodologia de fluxo de caixa descontado – para esse processo de avaliação foi desenhado um plano de negócios para um período de cinco anos, e sendo definido uma avaliação target. Dessa maneira, para a operacionalização do plano de negócios, além da forte conscientização de ações estratégicas e táticas baseadas na geração de valor e atingimento da avaliação target, diversos mecanismos de controle gerencial foram implementados, observado um pacote de ferramentas que encontra forte relação com o modelo proposto por Malmi e Brown (2008).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Ittner, C. D., & Larcker, D. F. (2001). Assessing empirical research in managerial accounting a value-based management perspective. Journal of accounting and economics, 32(1-3), 349–410. https://doi.org/10.1016/S0165-4101(01)00026-X.

Malmi, T., & Brown, D. A. (2008). Management control systems as a package-Opportunities, challenges and research directions. Management Accounting Research, 19(4), 287–300. https://doi.org/10.1016/j.mar.2008.09.003.

Downloads

Publicado

2023-08-16

Como Citar

Poltronieri, C. C., Oyadomari, J. C. T., & Parisi, C. (2023). IMPLANTAÇÃO DE VALUE BASED MANAGEMENT EM UMA INDÚSTRIA DE PRODUTOS PARA SAÚDE ANIMAL. Práticas Em Contabilidade E Gestão, 11(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/pcg/article/view/15894

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)