Análise da Lucratividade de Clientes

Pesquisa Intervencionista em uma Indústria de Bebidas

Autores

  • Bruno Vanderlei Pereira Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • José Carlos Tiomatsu Oyadomari

Palavras-chave:

lucratividade de clientes. Bebidas. Controle gerencial. Custos. Tomada de decisão.

Resumo

Objetivo do estudo: Este estudo tem como objetivo desenvolver e analisar a lucratividade de clientes em uma indústria de bebidas. O mercado de bebidas tem um alto nível de competitividade, e um cliente pode ser fidelizado no detalhe. Dessa forma, torna-se muito importante identificar como estão os processos de controles gerenciais da empresa, e por ser algo inédito e inovador para ela, o foco em analisar a lucratividade de cliente tende a ser de extrema importância para tomadas de decisões e contribuições com as estratégias da empresa. Consequentemente, este estudo tem a capacidade de investigar os pontos positivos e negativos que os clientes dos canais de autosserviços e distribuidores podem ocasionar para o resultado da empresa. Literatura/metodologia/abordagem: Foi efetuada a revisão da literatura com o intuito de dar sustentação aos princípios de sistema de controle gerencial, lucratividade de clientes, controle em negócios familiares, teorias do aprendizado e de tomada de decisão. Diante disso, foi realizado um trabalho de campo na empresa que possuía o fenômeno a ser estudado. Assim, inicialmente foram realizadas entrevistas com as principais pessoas ligadas ao tema, com o intuito de entender o processo industrial, características dos clientes e dificuldades atreladas por cliente antes de realizar uma operação. Em seguida, foram selecionados sete clientes do autosserviço e seis com perfil de distribuidores que tivessem realizado operações de janeiro a julho de 2019, com o objetivo de deixar a pesquisa de forma equilibrada utilizando o mesmo parâmetro para todos. Os esforços que os clientes demandavam da empresa objeto de estudo foram mensurados e apresentados num formato de Demonstração do Resultado do Exercício – DRE. Resultados: Os principais resultados analisados demonstram que, para clientes do autosserviço, as despesas comerciais com acordo de relacionamento e as despesas que são fixas estipuladas em contratos acabam impactando negativamente de forma acentuada o resultado e os processos de negociações, que tendem a ser muito complexos sem esses tipos de despesas. Por outro lado, a visibilidade que esse tipo de canal proporciona faz com que o produto esteja sempre em evidência no mercado. Para clientes distribuidores, a operação tende a acarretar muitos descontos com bonificações de produtos, mesmo assim, os resultados relacionados à margem operacional conseguem levar vantagem quando comparados ao canal de autosserviço, mas ficam em desvantagem quando o critério é visibilidade e divulgação da marca. Implicações práticas: Empresas de bebidas tendem a estar num mercado muito competitivo, no qual o sucesso/lucro está condicionado, muitas vezes, a centavos, então, ao se ter um relatório que seja capaz de apresentar a lucratividade de cliente separada por canais de atuação, a chance se torna grande e evidente de se ter melhorias nos controles gerenciais e, consequentemente, nas decisões estratégicas. Tal análise permite identificar a chance de obter a caracterização de cada cliente e quanto ele pode estar sendo lucrativo para a empresa, podendo até identificar se é viável continuar realizando vendas para ele. Originalidade e contribuições: Para a empresa, essa pesquisa teve real contribuição, pois conseguiu ser original, principalmente por não ter um controle gerencial que utilize relatórios que demonstrem a lucratividade dos clientes. Dessa forma, é possível obter números e condições reais ao analisar e identificar quem realmente garante a lucratividade para a empresa. As descobertas desta pesquisa lançam luz perante a real importância dessas análises, indo ao encontro das características expostas no cenário acadêmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, A. N. Análise da relação entre orientação empreendedora e familiness: um estudo

de caso em uma empresa familiar do agronegócio de Campo Belo, MG. Fundação Mineira

de Educação e Cultura – FUMEC, Belo Horizonte, 2016. Disponível em: http://www.

fumec.br/revistas/pdma/article/view/4087. Acesso em: 12 mar. 2019.

ANTHONY, R. N. Planning and control systems: a framework for analysis. Graduate School of

Business Administration, Harvard University, 1965.

ANTHONY, R. N.; GOVINDARAJAN, V. Sistemas de controle gerencial. Porto Alegre: AMGH

Editora, 2008.

AYRES, L. N.; CRUZ, V.; SANTOS, R. R. dos; LEONE, R. Controle interno em empresas familiares

de pequeno porte: uma aplicação do modelo COSO II. Revista da Micro e Pequena

Empresa, Campo Limpo Paulista, v. 12, n. 1, p. 3-17, 2017.

BACKES, M. A.; MAZON, F. S. Gestão de empresas familiares: sustentabilidade, crescimento

e sucessão. PERSPECTIVA, v. 36, n. 134, p. 137-150. Erechim, jun. 2012. Disponível em:

http://www.uricer.edu.br/site/pdfs/perspectiva/134_277.pdf. Acesso em: 2 mar. 2019.

BEUREN, I. M. Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade: teoria e prática. 3.

São Paulo: Atlas, 2006.

BORGES, A. et al.. Práticas de empreendedorismo em empresas familiares: um estudo multicaso

no setor supermercadista. Revista de Administração da Unimep, Piracicaba, v. 13, n. 3,

, p. 230-252.

CANDELORO, R.; ALMEIDA, S. Correndo pro abraço: como vender mais, fazendo com que

o cliente compre sempre. Salvador: Casa da Qualidade, 2002.

CHENHALL, R. H. Management control systems design within its organizational context:

findings from contingency-based research and directions for the future. Accounting, organizations

and society, v. 28, n. 2-3, 2003, p. 127-168.

CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 7. ed. Rio de Janeiro: Campus,

COSO. Controle interno. Estados Unidos da América: Estrutura integrada, 2013.

FIGUEIREDO, K. F.; FLEURY, P. F.; WANKE, P.; RODRIGUES, A. Logística empresarial: a

perspectiva brasileira. São Paulo: Atlas, 2008.

BEEFPOINT. Pesquisa aponta o que mantém as empresas familiares prosperando por gerações.

Disponível em: https://www.beefpoint.com.br/pesquisa-aponta-o-que-mantem-as-empresas-

familiares-prosperando-por-geracoes/. Acesso em: 13 jul. 2019.

FREITAS, A.; LOPES, L.; SILVA, D. Método de custo para servir o cliente como ferramenta

gerencial: estudo de caso em uma rede supermercadista. In: XXXII Encontro Nacional de

Engenharia de Produção, 2012, Bento Gonçalves. Anais [...]. Rio Grande do Sul.

GODOY, A. S. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de administração de empresas,

São Paulo, v. 35, n. 3, p. 20-29, maio/jun, 1995. Disponível em: http://bibliotecadigital.

fgv.br/ojs/index.php/rae/article/view/38200. Acesso em: 5 maio 2019.

GUERRA, O.; TEIXEIRA, F. A sobrevivência das pequenas empresas no desenvolvimento

capitalista. Brazilian Journal of Political Economy, v. 30, n. 1, p. 124-139, 2010. Disponível

em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-31572010000100008-

&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 18 mar. 2019.

JACKMAN, S. M.; SHANAHAN, Y. P. Customer profitability analysis: frustration leads to

evolution. New Zealand Journal of Applied Business Research, v. 1, n. 1, p. 125-135, 2002.

JORDÃO, R. V. D.; DE SOUZA, A. A.; TEDDO, A. C. Governança corporativa e ética de negócios:

uma análise nos principais modelos internacionais de controle interno. Sistemas &

Gestão, v. 7, n. 1, p. 76-92, 2012.

KAPLAN, R. S.; COOPER, R. Custo e desempenho: administre seus custos para ser mais competitivo.

São Paulo: Futura, 1998.

KOTLER, P. Administração de marketing. 10. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2000.

KOTLER, P. Do Marketing móvel às lacunas de valor. São Paulo: HSM Management, 2001.

LA ROSA, J. Psicologia e educação: o significado do aprender. Porto Alegre: EDIPUCR, 2003.

MALMI, T.; BROWN, D. A. Management control systems as a package: opportunities, challenges

and research directions. Management accounting research, v. 19, n. 4, p. 287-300,

MAZZIONI, S. et al. A importância dos controles gerenciais para o agribusiness. Revista Catarinense

da Ciência Contábil, v. 6, n. 16, p. 9-26, 2006.

ORO, I. M.; LAVARDA, C. E. F. Interface dos sistemas de controle gerencial com a estratégia

e medidas de desempenho em empresa familiar. Revista de Contabilidade e Finanças –

USP, São Paulo, v. 30, n. 79, p. 14-27, jan./abr. 2019. Disponível em: http://www.scielo.br/

pdf/rcf/v30n79/pt_1808-057X-rcf-1808- 057x201806490.pdf. Acesso em: 1º mar. 2019.

OYADOMARI, J. C. T. et al. Contabilidade gerencial: ferramentas para melhoria de desempenho

empresarial. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2018.

OYADOMARI, J. C. T.; SILVA, P. L.; MENDONÇA NETO, O. R.; RICCIO, E. L. Pesquisa intervencionista:

um ensaio sobre as oportunidades e riscos para pesquisa brasileira em

Contabilidade Gerencial. Advances in Scientific and Applied Accounting, São Paulo, 7(2),

PFEIFER, P. E.; HASKINS, M. E.; CONROY, R. M. Customer lifetime value, customer, profitability,

and the treatment of acquisition spending. Journal of Managerial Issues, Pittsburg

State University. v. 17, n. 1, Spring 2005, p. 11-25.

PRIDE, W. M.; FERREL, O. C. Marketing: conceitos e estratégias. Rio de Janeiro: LTC, 2001.

SCHWERZ, M. B.; GRANDO, T. Risco e retorno: uma análise comparativa entre as empresas

de controle familiar e não familiar. FACEF Pesquisa- Desenvolvimento e Gestão, v. 17, n. 1,

p. 88-103. Disponível em: http://periodicos.unifacef.com.br/index.php/facefpesquisa/

article/viewFile/704/624. Acesso em: 1º mar. 2019.

SEBRAE Os desafios da empresa familiar: gestão e sucesso. São Paulo, 2016. Disponível em:

https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/pe/artigos/os-desafios-da-empresa-familiar-

gestao-esucessao,fae9eabb60719510VgnVCM1000004c00210aRCRD#:~:text=-

Em%20uma%20empresa%20familiar%20o,organizacional%20e%20nos%20relacionamentos%

interpessoais. Acesso em: 13 jul. 2019.

WIESEL, T.; SKIERA, B.; VILLANUEVA, J. Customer equity: an integral part of financial

reporting. Journal of Marketing, v. 72, n. 2, p. 1-14, 2008. Disponível em: https://doi.

org/10.1509/jmkg.72.2.1. Acesso em: 13 jul. 2019.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.

Downloads

Publicado

2020-12-15

Como Citar

Vanderlei Pereira, B., & Oyadomari, J. C. T. (2020). Análise da Lucratividade de Clientes: Pesquisa Intervencionista em uma Indústria de Bebidas. Práticas Em Contabilidade E Gestão, 8(4). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/pcg/article/view/14087

Edição

Seção

Relatos Tecnológicos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)