Desafios da implementação do Ensino Remoto em Entidade de Ensino Pública no Estado do Amapá

Autores

  • Lúcia Claudia Alves Chaves Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Lucas Molina Lioi Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Gustavo Araujo Rodrigues Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palavras-chave:

Entidade de Ensino Público, Assistência Estudantil, Auxílio Financeiro, Ensino Remoto

Resumo

O relato é baseado em dados reais de uma entidade de ensino pública localizada no estado do Amapá, a qual oferece cursos de graduação e pós-graduação e que aprovou um plano de retorno às atividades escolares em vez do ensino remoto. Com a retomada das aulas na modalidade remota, a Entidade tornou de conhecimento de todos o edital simplificado que selecionará estudantes matriculados em cursos de graduação presencial, para a concessão de auxílio financeiro para a aquisição de equipamentos eletrônicos e aquisição de pacotes de internet visando a dar suporte às aulas remotas. A Entidade prevê que o plano de retorno às atividades de ensino a ser elaborado pela Comissão Especial deve atingir três objetivos: (i) inclusão e suporte discente; (ii) continuidade das atividades; e (iii) inclusão e suporte docente e técnico. Foi realizada pesquisa com 50% do corpo universitário, pertinente a questões decorrentes da pandemia, dificuldades do ensino remoto, retorno do ensino físico e condições de infraestrutura do campus. Como resultado, foram ofertadas 1.600 bolsas para a aquisição de equipamento eletrônico e foi concedida uma bolsa em pecúnia para a aquisição de pacote de internet. Tais medidas adotadas foram contempladas em novo edital que está em curso pela Entidade e visa a disponibilizar recursos para abrangência de mais discentes.

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Referências

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Publicado

2021-09-30

Como Citar

Claudia Alves Chaves, L. ., Molina Lioi, L., & Araujo Rodrigues, G. (2021). Desafios da implementação do Ensino Remoto em Entidade de Ensino Pública no Estado do Amapá. Práticas Em Contabilidade E Gestão, 9(3), 1–22. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/pcg/article/view/14563