Fazer-se leitor, fazer-se mediador: a leitura de literatura na escola
Palabras clave:
Professor-leitor Professor-mediador. Formação do leitor de literatura.Resumen
O presente trabalho propõe a reflexão sobre o papel do professor enquanto formador de leitores críticos e humanizados. Com base nos estudos de Freire (2011, 2019 a, b), Fonseca (2018), Rego (2021), entre outros, sugere-se o debate sobre a mediação como processo de formação do leitor, evidenciando o papel do professor. Considerando as contribuições de Candido (2011), Freire e Guimarães (2011) e Cosson (2014 a, b) ressalta-se a importância do texto literário como uma das formas de humanização do indivíduo. Por fim, destaca-se a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018) como eixo organizador do trabalho com a literatura, permitindo, à esteira de Freire, o estímulo do senso crítico para a construção de uma educação libertadora.
Descargas
Citas
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em fevereiro/2023.
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: Vários escritos. 5ª edição. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2011 [1988].
CORSINO, Patrícia. Literatura na educação infantil: possibilidades e ampliações. In Literatura: ensino fundamental. Coordenação, Aparecida Paiva, Francisca Maciel, Rildo Cosson. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010.
COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. 3ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2014 (a). [2006]
______. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014b.
FONSECA, V. da. Desenvolvimento cognitivo e Processo de Ensino-Aprendizagem: abordagem psicopedagógica à luz de Vygotsky. Rio de Janeiro: Petrópolis, 2018.
FREIRE, Paulo. GUIMARÃES, Sérgio. A África ensinando a gente: Angola, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe. São Paulo: Paz e Terra, 2011. [2003].
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se complementam. 51 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
FREIRE, P. Pedagogia da esperança. 26 ed. São Paulo/Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019 (a).
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 60 ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019(b).
LEAL, T F; ALBUQUERQUE, E B C. Literatura e formação de leitores na escola. In Literatura: ensino fundamental. Coordenação, Aparecida Paiva, Francisca Maciel, Rildo Cosson. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010.
OLIVEIRA, A. A. de. O professor como mediador das leituras literárias. In Literatura: ensino fundamental. Coordenação, Aparecida Paiva, Francisca Maciel, Rildo Cosson. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010.
REGO, T. C. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis. RJ: Vozes, 8ª impressão, 2021.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Juliana Ap Melo Almeida Mangussi, Camila
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os direitos autorais dos artigos publicados nos Cadernos de Pós-Graduação em Letras pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para estudo e pesquisa.