Fazer-se leitor, fazer-se mediador: a leitura de literatura na escola

Autores/as

Palabras clave:

Professor-leitor Professor-mediador. Formação do leitor de literatura.

Resumen

O presente trabalho propõe a reflexão sobre o papel do professor enquanto formador de leitores críticos e humanizados. Com base nos estudos de Freire (2011, 2019 a, b), Fonseca (2018), Rego (2021), entre outros, sugere-se o debate sobre a mediação como processo de formação do leitor, evidenciando o papel do professor. Considerando as contribuições de Candido (2011), Freire e Guimarães (2011) e Cosson (2014 a, b) ressalta-se a importância do texto literário como uma das formas de humanização do indivíduo. Por fim, destaca-se a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018) como eixo organizador do trabalho com a literatura, permitindo, à esteira de Freire, o estímulo do senso crítico para a construção de uma educação libertadora. 

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Citas

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Publicado

2023-09-29

Cómo citar

Mangussi, J. A. M. A., & Camila. (2023). Fazer-se leitor, fazer-se mediador: a leitura de literatura na escola. Cadernos De Pós-Graduação Em Letras, 23(2), 99–111. Recuperado a partir de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/16155