Foco e Escopo

Com o objetivo de abrir espaço para a produção discente, os Cadernos de Pós-Graduação em Letras (CPGL) publicam trabalhos inéditos de alunos de mestrado, doutorado e Doutores com no máximo dois anos de titulação vinculados a instituições de ensino e pesquisa nacionais ou internacionais.

Os CPGL possuem Qualis-Capes B3 e periodicidade quadrimestral desde a primeira edição de 2018 e têm a missão de fomentar e divulgar o debate crítico no campo dos estudos das Letras.

Além da publicação eletrônica de dossiês temáticos específicos a cada edição, os CPGL também publicam artigos originais em fluxo contínuo.

São aceitos artigos nas línguas portuguesa, inglesa, espanhola e francesa apenas em formato MS Word, em fonte Times New Roman, espaçamento 1,5 entrelinhas, com, no mínimo, 10 e, no máximo, 15 páginas. Os artigos devem conter título, resumo e palavras-chave em português e em inglês e devem respeitar as normas da ABNT. Acesse em Diretrizes para autores as informações completas para submissão.

Não são aceitos trabalhos de alunos de graduação, mesmo em coautoria com professores doutores.

Processo de Avaliação pelos Pares

Após a validação das Editoras-chefe e dos Editores Associados dos CPGL, seguindo as normas estabelecidas em Diretrizes para autores, todos os trabalhos pré-aprovados, sem a identificação de autoria, serão submetidos à avaliação de dois pareceristas, membros do Conselho Editorial, que serão assessorados, quando necessário, por pareceristas ad hoc. Em caso de divergência na avaliação, um terceiro parecerista será solicitado.

Quando necessário, cópias dos pareceres serão encaminhadas aos autores com instruções para modificações.

Os trabalhos que não se enquadrarem nas normas da revista serão devolvidos aos autores.

Em caso de trabalhos produzidos por autores convidados, o peer review será realizado pelo mesmo procedimento descrito acima.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Periodicidade

Quadrimestral (2018).

Semestral (2010-2017).

Anual (2001-2009).

Política de ética

Os Cadernos de Pós-Graduação em Letras adotam as 21 diretrizes definidas pela Comissão de Integridade na Atividade Científica do CNPq, publicadas em  http://www.cnpq.br/web/guest/diretrizes. Por meio deste informe, recomenda-se vivamente que seja feita consulta prévia a esse documento antes da submissão de qualquer artigo. 

Autores

A submissão de artigo à Revista indica, automaticamente, que seu autor e eventuais coautores estão cientes quanto ao que se segue:

a) Os textos são originais e não foram publicados anteriormente em periódicos.

b) Os textos não foram submetidos ao mesmo tempo a outro periódico.

c) Todos os autores são responsáveis pela veracidade e idoneidade dos textos que submeterem à Revista.

Avaliadores /pareceristas

a) Todos os textos devem ser avaliados de forma objetiva e com isenção, sem qualquer tipo de discriminação.

b) Se houver necessidade de discussão dos textos com terceiros, essa iniciativa só poderá ser tomada mediante autorização dos editores da Revista.

c) Em caso de identificação de texto publicado anteriormente, sob a mesma ou outra autoria, os avaliadores devem alertar os editores sobre o fato, com a máxima urgência.

 Editores

a) Comprometem-se a acompanhar todas as etapas da avaliação, assegurando julgamentos de forma objetiva, isenta e não discriminatória.

b) Autorizam a discussão de textos em avaliação com terceiros, caso a ação seja indispensável para a emissão do parecer.

c) Zelam pela originalidade e integridade dos textos avaliados, tomando providências imediatas em eventuais casos de submissões de textos já publicados pelo(a) autor(a) ou por terceiros.

Casos não previstos nesta política devem ser informados às Editoras-chefe, que farão os encaminhamentos adequados às instâncias superiores institucionais (Editora Mackenzie e Reitoria da Universidade Presbiteriana Mackenzie).

 

Creative Commons

Todo o conteúdo de Cadernos de Pós-Graduação em Letras está licenciado sob Licença Creative Commons CC - By 3.0 Não Adaptada.

Custo de publicação

Os Cadernos de Pós-Graduação em Letras não cobram taxas para a submissão e publicação de artigos.