Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Cadernos de Pós-Graduação em Letras?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Os Cadernos de Pós-Graduação em Letras (CPGL) aceitam submissões de trabalhos inéditos de alunos de mestrado, doutorado e Doutores com no máximo dois anos de titulação vinculados a instituições de ensino e pesquisa nacionais ou internacionais.

Não são cobradas aos autores taxas para submissão e publicação de artigos.

São aceitos trabalhos em português, inglês, espanhol, francês e italiano.

Os autores não devem indicar a autoria no arquivo do trabalho enviado. Os dados para publicação, nome completo, titulação, instituição e e-mail, devem constar no cadastro da plataforma.

Cada autor ou conjunto de autores poderá submeter apenas um trabalho por edição, independentemente da Seção, e poderá publicar apenas um artigo por ano.

São aceitos trabalhos em coautoria de no máximo três autores.

A Revista se reserva o direito de publicar o artigo na língua original ou em tradução, de acordo com decisão do Corpo Editorial, com a anuência do autor.

Os trabalhos devem ser enviados para as seções Dossiê ou Artigos.

Todas as submissões estão abertas em fluxo contínuo, com exceção da seção Dossiê, que recebe os trabalhas apenas no período de chamadas específicas. Os autores interessados devem estar atentos aos prazos de envio.

 

ARTIGOS ORIGINAIS E DOSSIÊ

1. O artigo deve ser submetido em arquivo doc. ou docx. Textos enviados em outro formato serão recusados.

2. Os textos devem ser escritos em Fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5. Os textos que não apresentarem esse padrão serão recusados (cf. indicações abaixo).

a) Tipo de letra: Times New Roman, tamanho 12.

b) Espaçamento: espaço 1,5 entre linhas e parágrafos; espaço duplo entre partes, tabelas, ilustrações etc.

c) Adentramento: 1 (um) para assinalar parágrafos.

d) Para citação:

– de até três linhas: citar entre aspas no próprio parágrafo, indicando, entre parênteses, nome do autor, ano da obra e número da página;

– de quatro linhas ou mais: citar em destaque, parágrafo próprio, espaço simples, letra fonte 10 e margem de 3 cm, indicando, entre parênteses, nome do autor, ano da obra e número da página.

e) Para anexos:

– devem ser colocados antes das referências, precedidos da palavra ANEXO, sem adentramento e sem numeração.

 

3. Os artigos deverão ter no mínimo 10 e no máximo 15 páginas.

4. No momento de submissão do texto no sistema, o(s) autor(es) deve(m) informar, no espaço apropriado, detalhadamente:

a) Nome.

b) Formação acadêmica.

c) Filiação institucional (cidade, estado e país).

d) E-mail.

 

5. A apresentação do trabalho deve respeitar a seguinte ordem:

a) Título do trabalho.

b) Breve resumo (de 3 a 8 linhas) e palavras-chave (padrão: 3).

c) Texto do trabalho.

d) Versão em inglês do título do artigo (no fim do artigo).

e) Abstract (de 3 a 8 linhas) e keywords (padrão: 3) (no fim do artigo).

f) Referências (de acordo com as normas da ABNT).

 

6. Os trabalhos que não seguirem a ordem indicada ou deixarem de apresentar alguns dos itens apontados serão desconsiderados para o processo de avaliação e devolvidos ao autor.

 7. A norma de padronização adotada pelos Cadernos de Pós-Graduação em Letras é a ABNT. As formas de citação no corpo do texto devem seguir a indicação autor-data. Por exemplo: “Como afirma Pereira (1972, p. 24)” e “Seguindo as bases da teoria (PEREIRA, 1972, p. 24)”. Não serão aceitos textos com referências em nota de rodapé, que não atendam ao formato autor-data.

 8. Citações em língua estrangeira: no corpo do texto, deve constar apenas a tradução do texto citado. A citação original, em língua estrangeira, caso seja imprescindível, deve ser indicada em nota de rodapé. Casos específicos devem ser comunicados aos editores.

 

IMAGENS

1. As imagens que constam nos artigos precisam ser enviadas em jpeg. e em alta resolução (300 dpi). Os textos que não atenderem a esse padrão serão recusados.

 2. As imagens precisam ser enviadas separadamente dos textos, como arquivo de Documento Suplementar, de acordo com os passos indicados no processo de submissão dos textos pelo sistema. Os textos que não atenderem a esse padrão serão recusados.

 3. Os autores deverão indicar, obrigatoriamente, as fontes completas de cada figura. Os textos que não atenderem a esse padrão serão recusados.

 4. Ilustrações, gráficos, tabelas etc. devem conter informações sobre as respectivas legendas e fontes (quando não são originais).

 5. Os Cadernos de Pós-Graduação em Letras somente publicarão imagens que estiverem acompanhadas das autorizações de uso, se for o caso.

 

REFERÊNCIAS

As referências devem seguir a norma NBR 6023 da ABNT e ser apresentadas no fim do artigo, em ordem alfabética, conforme os modelos apresentados a seguir:

 

• Livro: devem-se indicar nome do autor, título do livro em itálico (subtítulo em redondo), cidade de publicação, editora e ano da publicação.

JAMESON, F. O marxismo tardio. São Paulo: Unesp, Boitempo, 1997.

AGUIAR E SILVA, V. M. Teoria do romance. 8. ed. Coimbra: Livraria Almedina, 1999.

AUGÈ, M. Não-lugares. Introdução a uma antropologia da supermodernidade. São Paulo: Papirus, 1994.

 

• Capítulo de livro: devem-se indicar nome do autor, título do capítulo (sem destaque, ou seja, sem aspas ou itálico), a preposição in (In:) e a referência completa do livro: nome do autor ou organizador, título do livro em itálico (subtítulo em redondo), cidade de publicação, editora, ano de publicação e numeração de página do capítulo.

FOUCAULT, M. A prosa do mundo. In: FOUCAULT, M. As palavras e as coisas. 9. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007. p. 23-61.

BOSI, A. Vieira e o reino deste mundo. In: IANNONE, C. A.; GOBBI, M. V. Z.; JUNQUEIRA, R. S. (Org.). Sobre as naus da iniciação. Estudos portugueses de literatura e história. São Paulo: Editora Unesp, 1997. p. 13-47.

 

• Artigo em periódico: devem-se indicar nome do autor, título do artigo (sem aspas ou itálico), nome do periódico (em itálico), cidade de publicação, volume e número do periódico, números de páginas e ano de publicação. Antes do nome do periódico, não é necessário indicar “In:”.

SARGENTINI, V. M. O. A construção da análise do discurso: percurso histórico. Revista Brasileira de Letras, São Carlos, v. 1, n. 1, p. 39-44, jul. 1999.

 

• Documentos eletrônicos:

BELLATO, M. A.; FONTANA, D. C. El niño e a agricultura da região sul do Brasil. Disponível em: <http://www.cntp.embrapa.br/agomet/elnino2>. Acesso em: 6 abr. 2001.

 

• CD-ROM:

KOOGAN, A.; HOUASSIS, A. (Ed.). Enciclopédia e dicionário digital 98. Direção geral de André Koogan Breikman. São Paulo: Delta, Estadão, 1998. 5 CD-ROM. Produzida por Videolar Multimídia.

 

• Trabalho sem indicação de autoria:

PREFACE to representative poetry on-line: version 2.0 [on-line], 1996. Disponível em: <http://library.utoronto.ca/www.utel/rp/intro.html1>. Acesso em: 17 jan. 1997.

 

• Trabalhos acadêmicos:

BAGNOLI, V. O direito da concorrência e sua aplicação na área de livre comércio das Américas. 2003. 275 f. Dissertação (Mestrado em Direito Político e Econômico)–Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2003.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. URLs para as referências foram informadas com a data de acesso.
  3. O texto segue os itens citados em Diretrizes para autores.
 

Declaração de Direito Autoral

Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para estudo e pesquisa.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.