Fazer-se leitor, fazer-se mediador: a leitura de literatura na escola
Mots-clés :
Professor-leitor Professor-mediador. Formação do leitor de literatura.Résumé
O presente trabalho propõe a reflexão sobre o papel do professor enquanto formador de leitores críticos e humanizados. Com base nos estudos de Freire (2011, 2019 a, b), Fonseca (2018), Rego (2021), entre outros, sugere-se o debate sobre a mediação como processo de formação do leitor, evidenciando o papel do professor. Considerando as contribuições de Candido (2011), Freire e Guimarães (2011) e Cosson (2014 a, b) ressalta-se a importância do texto literário como uma das formas de humanização do indivíduo. Por fim, destaca-se a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018) como eixo organizador do trabalho com a literatura, permitindo, à esteira de Freire, o estímulo do senso crítico para a construção de uma educação libertadora.
Téléchargements
Références
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em fevereiro/2023.
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: Vários escritos. 5ª edição. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2011 [1988].
CORSINO, Patrícia. Literatura na educação infantil: possibilidades e ampliações. In Literatura: ensino fundamental. Coordenação, Aparecida Paiva, Francisca Maciel, Rildo Cosson. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010.
COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. 3ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2014 (a). [2006]
______. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014b.
FONSECA, V. da. Desenvolvimento cognitivo e Processo de Ensino-Aprendizagem: abordagem psicopedagógica à luz de Vygotsky. Rio de Janeiro: Petrópolis, 2018.
FREIRE, Paulo. GUIMARÃES, Sérgio. A África ensinando a gente: Angola, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe. São Paulo: Paz e Terra, 2011. [2003].
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se complementam. 51 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
FREIRE, P. Pedagogia da esperança. 26 ed. São Paulo/Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019 (a).
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 60 ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019(b).
LEAL, T F; ALBUQUERQUE, E B C. Literatura e formação de leitores na escola. In Literatura: ensino fundamental. Coordenação, Aparecida Paiva, Francisca Maciel, Rildo Cosson. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010.
OLIVEIRA, A. A. de. O professor como mediador das leituras literárias. In Literatura: ensino fundamental. Coordenação, Aparecida Paiva, Francisca Maciel, Rildo Cosson. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010.
REGO, T. C. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis. RJ: Vozes, 8ª impressão, 2021.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Juliana Ap Melo Almeida Mangussi, Camila 2023
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Os direitos autorais dos artigos publicados nos Cadernos de Pós-Graduação em Letras pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para estudo e pesquisa.