A avaliação de Língua Portuguesa em formato de trilha de aprendizagem

um exemplo de sucesso no cenário pandêmico

Autores

  • Camila Marson Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palavras-chave:

Avaliação, Ensino, Língua Portuguesa

Resumo

O presente estudo tem por objetivo apresentar e discutir os métodos avaliativos no ensino remoto devido ao contexto pandêmico instaurado pela Covid-19. Em especial, o que se apresenta no trabalho diz respeito à uma prática avaliativa de trilha de aprendizagem na disciplina de Língua Portuguesa. As discussões e reflexões que aqui se delineiam tomam por base os teóricos da área de avaliação escolar e de ensino de Língua Portuguesa em consonância com as proposições identificadas na BNCC, acrescidas do Funcionalismo Linguístico, que subsidia o trabalho com a linguagem e o texto. Os resultados dessa prática apontam para um método avaliativo que permite ao aluno o desenvolvimento de competências e habilidades mais efetivas, que colaboram para sua aprendizagem de fato, privilegiando uma formação autônoma e protagonista na escola e na vida em sociedade.

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Biografia do Autor

Camila Marson, Universidade Presbiteriana Mackenzie

É licenciada em Letras pela Universidade do Vale do Paraíba (2010). Especializou-se em Leitura e Produção de Gêneros Discursivos - Lato Sensu - na Universidade de Taubaté. Possui mestrado em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2020) e é doutoranda em Letras na mesma instituição. Participa como estudante no grupo de pesquisa Cnpq "Gramática de usos do português do Brasil". Atualmente, é professora de Língua Portuguesa no Instituto São José - Rede Salesiana Brasil. Tem experiência na área de Ensino de Língua Portuguesa atuando nas classes de Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

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Publicado

2023-06-19

Como Citar

Marson, C. (2023). A avaliação de Língua Portuguesa em formato de trilha de aprendizagem: um exemplo de sucesso no cenário pandêmico. Cadernos De Pós-Graduação Em Letras, 23(1), 174–191. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/15870

Edição

Seção

Dossiê: Literatura, Religiosidades e Bíblia.