A avaliação de Língua Portuguesa em formato de trilha de aprendizagem
um exemplo de sucesso no cenário pandêmico
Palabras clave:
Avaliação, Ensino, Língua PortuguesaResumen
O presente estudo tem por objetivo apresentar e discutir os métodos avaliativos no ensino remoto devido ao contexto pandêmico instaurado pela Covid-19. Em especial, o que se apresenta no trabalho diz respeito à uma prática avaliativa de trilha de aprendizagem na disciplina de Língua Portuguesa. As discussões e reflexões que aqui se delineiam tomam por base os teóricos da área de avaliação escolar e de ensino de Língua Portuguesa em consonância com as proposições identificadas na BNCC, acrescidas do Funcionalismo Linguístico, que subsidia o trabalho com a linguagem e o texto. Os resultados dessa prática apontam para um método avaliativo que permite ao aluno o desenvolvimento de competências e habilidades mais efetivas, que colaboram para sua aprendizagem de fato, privilegiando uma formação autônoma e protagonista na escola e na vida em sociedade.
Descargas
Citas
ANTUNES, I. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Brasil no Pisa 2018. Brasília, DF, 2020a. Disponível em: https://download.inep.gov.br/acoes_ internacionais/pisa/documentos/2019/relatorio_PISA_2018_preliminar.pdf. Acesso em: 25 abr. 2021.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Resultados Enem 2019. Brasília, DF, 2020b. Disponível em: https://download.inep. gov.br/educacao_basica/enem/downloads/2019/apresentacao_resultados_enem_2019. pdf. Acesso em: 20 abr. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC/SEF, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/ uploads/2018/04/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site.pdf. Acesso em: 20 abr. 2021.
HALLIDAY, M. A. K. An introduction to funcional grammar. 4. th. London/New York: Routledge, 2014.
HOFFMANN, J. M. L. Avaliação mediadora: uma relação dialógica na construção do conhecimento. São Paulo: FDE, 1994. p. 51-59. (Série Ideias).
HOFFMANN, J. M. L. Avanços nas concepções e práticas da avaliação. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO, 13., 2015, Pernambuco. Anais [...]. Pernambuco: [s.l.], 2015. 7 p. Disponível em: http://intranet.pe. senac.br/dr/ascom/congresso/anais/2015/arquivos/pdf/atlas/Texto1JussaraHofman.pdf. Acesso em: 22 abr. 2021.
LUCKESI, C. C. Educação, avaliação qualitativa e inovação – II. Brasília, DF: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2012. 30 p. (Série Documental. Textos para Discussão).
PERRENOUD, P. et al. As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2007.
WIGGINS, G. À true test: toward more authentic and equitable assessment. The Phi Delta Kappan, v. 70, n. 9, p. 703-714, 1989. Disponível em: https://www.jstor.org/ stable/20404004. Acesso em: 18 maio 2023.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Camila Marson
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os direitos autorais dos artigos publicados nos Cadernos de Pós-Graduação em Letras pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para estudo e pesquisa.