A avaliação de Língua Portuguesa em formato de trilha de aprendizagem
um exemplo de sucesso no cenário pandêmico
Mots-clés :
Avaliação, Ensino, Língua PortuguesaRésumé
O presente estudo tem por objetivo apresentar e discutir os métodos avaliativos no ensino remoto devido ao contexto pandêmico instaurado pela Covid-19. Em especial, o que se apresenta no trabalho diz respeito à uma prática avaliativa de trilha de aprendizagem na disciplina de Língua Portuguesa. As discussões e reflexões que aqui se delineiam tomam por base os teóricos da área de avaliação escolar e de ensino de Língua Portuguesa em consonância com as proposições identificadas na BNCC, acrescidas do Funcionalismo Linguístico, que subsidia o trabalho com a linguagem e o texto. Os resultados dessa prática apontam para um método avaliativo que permite ao aluno o desenvolvimento de competências e habilidades mais efetivas, que colaboram para sua aprendizagem de fato, privilegiando uma formação autônoma e protagonista na escola e na vida em sociedade.
Téléchargements
Références
ANTUNES, I. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Brasil no Pisa 2018. Brasília, DF, 2020a. Disponível em: https://download.inep.gov.br/acoes_ internacionais/pisa/documentos/2019/relatorio_PISA_2018_preliminar.pdf. Acesso em: 25 abr. 2021.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Resultados Enem 2019. Brasília, DF, 2020b. Disponível em: https://download.inep. gov.br/educacao_basica/enem/downloads/2019/apresentacao_resultados_enem_2019. pdf. Acesso em: 20 abr. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC/SEF, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/ uploads/2018/04/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site.pdf. Acesso em: 20 abr. 2021.
HALLIDAY, M. A. K. An introduction to funcional grammar. 4. th. London/New York: Routledge, 2014.
HOFFMANN, J. M. L. Avaliação mediadora: uma relação dialógica na construção do conhecimento. São Paulo: FDE, 1994. p. 51-59. (Série Ideias).
HOFFMANN, J. M. L. Avanços nas concepções e práticas da avaliação. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO, 13., 2015, Pernambuco. Anais [...]. Pernambuco: [s.l.], 2015. 7 p. Disponível em: http://intranet.pe. senac.br/dr/ascom/congresso/anais/2015/arquivos/pdf/atlas/Texto1JussaraHofman.pdf. Acesso em: 22 abr. 2021.
LUCKESI, C. C. Educação, avaliação qualitativa e inovação – II. Brasília, DF: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2012. 30 p. (Série Documental. Textos para Discussão).
PERRENOUD, P. et al. As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2007.
WIGGINS, G. À true test: toward more authentic and equitable assessment. The Phi Delta Kappan, v. 70, n. 9, p. 703-714, 1989. Disponível em: https://www.jstor.org/ stable/20404004. Acesso em: 18 maio 2023.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Camila Marson 2023
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Os direitos autorais dos artigos publicados nos Cadernos de Pós-Graduação em Letras pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para estudo e pesquisa.