Agentes Modeladores da Forma Urbana: Saturnino de Brito, uma Reflexão sobre seu Projeto de Embelezamento e Saneamento para a Cidade de Poços de Caldas, MG

Autores

Palavras-chave:

Saturnino de Brito, Urbanismo Sanitarista, Poços de Caldas.

Resumo

O presente artigo pretende abordar a contribuição do engenheiro sanitarista Francisco Saturnino Rodrigues de Brito para as cidades brasileiras, em particular, o caso de Poços de Caldas, no sul de Minas Gerais. Pretende-se discutir as origens desta estância balneária, o trabalho da Companhia Melhoramentos de Poços de Caldas na década de 1910 e o projeto de embelezamento e saneamento na cidade, proposto por Saturnino de Brito a partir de 1928. Como fontes primárias, foram consultados relatórios das obras da Companhia Melhoramentos e o Anteprojeto de Brito para Poços de Caldas, de 1928, publicado no volume XVIII das “Obras Completas de Saturnino de Brito” (BRITO, 1944). O Projeto de Saturnino fazia parte de um grande plano de obras destinado à remodelação completa desta estância hidromineral mineira, em que os espaços para os tratamentos termais não eram apenas locais de sanar doenças, mas compunham uma cidade bela e sã para ser usufruída. Os estudos de Andrade (1992), Bertoni (2015) e Mendonça (2009), a respeito da vasta obra de Saturnino de Brito no Brasil, constituem parte relevante da fundamentação teórica para o estudo de caso que aqui se apresenta. A proposta de Saturnino de Brito para a cidade de Poços de Caldas foi determinante para a configuração espacial da estância hidromineral e pode ser reconhecida até os dias atuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Valin Gonçalves Dias, Puc Campinas

Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Puc-Campinas (1998). Especialização em Patrimônio Arquitetônico: Teoria e Projeto pela Puc-Campinas (2000). Mestrado em Urbanismo pela Puc-Campinas na linha de pesquisa: História do Pensamento Urbanístico / POSURB (2015-2016). Membro do Grupo de Pesquisa: História das Cidades: Ocupação Territorial e Ideários Urbanos.

Renata Baesso Pereira, PUC-Campinas

Professora Titular da Puc-Campinas – SP; Membro do corpo docente permanente da Graduação em Arquitetura e Urbanismo e Pós Graduação em Urbanismo (Puc-Campinas). Membro do Grupo de Pesquisa: História das Cidades: Ocupação Territorial e Ideários Urbanos. Doutora pela FAU-USP em História e Fundamentos da Arq. e Urbanismo (2008); Mestre em Urbanismo pela Puc-Campinas (2000) e Graduada em Arquitetura pela UFMG (1994).

Downloads

Publicado

2017-08-07

Como Citar

DIAS, L. V. G.; PEREIRA, R. B. Agentes Modeladores da Forma Urbana: Saturnino de Brito, uma Reflexão sobre seu Projeto de Embelezamento e Saneamento para a Cidade de Poços de Caldas, MG. Cadernos de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 22, 2017. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgau/article/view/2017.1%20Dias. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Questões Urbanas: Legados de Projeto

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)