Edital

2020-1: O PAPEL SOCIAL DO PROJETO

O Caderno de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo convida docentes, discentes e profissionais arquitetos, urbanistas e designers a discorrerem sobre suas pesquisas e projetos que contemplem o papel social do projeto. O número se propõe em duas frentes temáticas, que se pretende discutam as demandas contemporâneas de habitação – arquitetura e cidade.

O primeiro apartado tem foco em processos construtivos em arquitetura, com eventual ação colaborativa entre técnico e usuário. E, com vistas ao resgate de técnicas construtivas e materiais tradicionais, o hibridismo entre materiais e técnicas de tempos distintos, a invenção de novas técnicas com uso de materiais novos ou tradicionais, o projeto de módulos repetíveis que possam ser montados e desmontados no canteiro.

O olhar também enquadra o precário que se adapta, se transforma, se reinventa, na casa que é transporte, que é comércio, que é depósito, que é casa; no abrigo efêmero das atividades errantes; no abrigo encontrado nas fendas das infraestruturas urbanas, nos arranjos possíveis nos edifícios desocupados em áreas providas de infraestrutura.

Diante da pobreza, das guerras, dos êxodos, das catástrofes climáticas, a questão da construção da arquitetura e as pesquisas inovadoras, por um lado. E, desde outro ponto de vista, frente aos espaços residuais da cidade moderna, a questão do projeto de habitação como possibilidade iminente e oportuna. Neste apartado, a ênfase é a inter-relação entre arquitetura e desenho urbano, as interações e a vivacidade urbana advindas dessa reciprocidade.

Data limite para envio dos artigos: 15 de Fevereiro de 2020.