A Perda da Urbanidade em Interlagos: do Bairro Residencial ao Condomínio Fechado
Palavras-chave:
Urbanidade, habitação, condomínio fechado, mercado imobiliárioResumo
Este trabalho apresenta o resultado da pesquisa que trata das transformações na forma de morar em Interlagos (bairro e região), desde sua formação até a implantação dos condomínios fechados em grandes lotes. Analisando as formas de habitação produzidas ao longo do tempo é possível verificar a atuação dos agentes produtores do espaço urbano e a consequência para as relações sociais na cidade. O bairro residencial, projetado originalmente por Agache, apresenta até hoje espaços públicos abertos, ainda que segregados, ao contrário dos condomínios fechados que os internalizam. Além disso, antigas construções para trabalhadores deram lugar a favelas. Apontamos com este artigo algumas características da regressão de urbanidade na produção de habitação no espaço urbano de um bairro, que podem ser generalizadas a todo processo de urbanização da cidade de São Paulo, empobrecendo a vida urbana.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com indicação de que foi publicado originalmente nesta revista, com link para o artigo.