A Perda da Urbanidade em Interlagos: do Bairro Residencial ao Condomínio Fechado
Palabras clave:
Urbanidade, habitação, condomínio fechado, mercado imobiliárioResumen
Este trabalho apresenta o resultado da pesquisa que trata das transformações na forma de morar em Interlagos (bairro e região), desde sua formação até a implantação dos condomínios fechados em grandes lotes. Analisando as formas de habitação produzidas ao longo do tempo é possível verificar a atuação dos agentes produtores do espaço urbano e a consequência para as relações sociais na cidade. O bairro residencial, projetado originalmente por Agache, apresenta até hoje espaços públicos abertos, ainda que segregados, ao contrário dos condomínios fechados que os internalizam. Além disso, antigas construções para trabalhadores deram lugar a favelas. Apontamos com este artigo algumas características da regressão de urbanidade na produção de habitação no espaço urbano de um bairro, que podem ser generalizadas a todo processo de urbanização da cidade de São Paulo, empobrecendo a vida urbana.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
a) Autores mantienen los derechos autorales y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution que permite la divulgación del trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
b) Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicar en repositorio institucional o como capítulo de un libro), indicando que fue publicado originalmente en esta revista, con el enlace del artículo.