Inovações e Ausências na Gestão do Patrimônio em São Paulo

Autores

  • Nadia Somekh

Palavras-chave:

Patrimônio Histórico, Patrimônio Cultural, Gestão, Bairros Históricos

Resumo

Este artigo apresenta um balanço da experiência da gestão do DPH - Departamento do Patrimônio Histórico - da Prefeitura de São Paulo de 2013 a 2016. Entendemos que o patrimônio é uma questão urbana e não vem sendo tratado como tal. A partir de 2013, propusemos um ponto de inflexão na trajetória do DPH, dando maior visibilidade ao patrimônio da cidade, agilizando processos e buscando integração entre esferas de governo, envolvendo as decisões do CONPRESP e da própria burocracia da prefeitura. Contudo, ainda falta a perspectiva de formulação de projetos urbanos para bairros históricos: o centro, o Bexiga e a área da Luz. Buscámos ainda alargar o conceito de patrimônio e formas mais efetivas e democráticas da sua valorização e proteção. Essas foram as inovações que procurámos introduzir na nossa gestão. Artigo estrutura-se em três partes: em primeiro lugar, expomos o histórico das ações de preservação, no município de São Paulo, a começar pelo órgão nacional de proteção do Patrimônio Histórico, criado na década de 1930 e o órgão estadual, dos anos 1960; a seguir, descrevemos a evolução crítica do DPH nestes 40 anos de existência e, finalmente, apontamos as inovações introduzidas nesses quatro anos sem, no entanto, a concretização de projetos urbanos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nadia Somekh

Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1976) , especialização em Patrimônio Ambiental Urbano pela Universidade de São Paulo (1978) , mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1987) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1994) . Atualmente é professor titular da Universidade Presbiteriana Mackenzie, PPI da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Membro de corpo editorial da REVISTA ESTUDOS URBANOS ANPUR, Membro de corpo editorial da Cadernos Metrópole (PUCSP) e Membro de corpo editorial da cadernos de Pós Graduação do Programa de Arquitetura e Urbanismo Mackenzie. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo , com ênfase em Planejamento Urbano e Regional. Curriculo Lattes

Downloads

Publicado

2017-08-07

Como Citar

SOMEKH, N. Inovações e Ausências na Gestão do Patrimônio em São Paulo. Cadernos de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 27, 2017. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgau/article/view/2017.1%20Somekh. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Instruir-se nos Relatos Histórico-Críticos - Decisões: Uma Experiência de Gestão