Agentes Modeladores da Forma Urbana: Saturnino de Brito, uma Reflexão sobre seu Projeto de Embelezamento e Saneamento para a Cidade de Poços de Caldas, MG
Palavras-chave:
Saturnino de Brito, Urbanismo Sanitarista, Poços de Caldas.Resumo
O presente artigo pretende abordar a contribuição do engenheiro sanitarista Francisco Saturnino Rodrigues de Brito para as cidades brasileiras, em particular, o caso de Poços de Caldas, no sul de Minas Gerais. Pretende-se discutir as origens desta estância balneária, o trabalho da Companhia Melhoramentos de Poços de Caldas na década de 1910 e o projeto de embelezamento e saneamento na cidade, proposto por Saturnino de Brito a partir de 1928. Como fontes primárias, foram consultados relatórios das obras da Companhia Melhoramentos e o Anteprojeto de Brito para Poços de Caldas, de 1928, publicado no volume XVIII das “Obras Completas de Saturnino de Brito” (BRITO, 1944). O Projeto de Saturnino fazia parte de um grande plano de obras destinado à remodelação completa desta estância hidromineral mineira, em que os espaços para os tratamentos termais não eram apenas locais de sanar doenças, mas compunham uma cidade bela e sã para ser usufruída. Os estudos de Andrade (1992), Bertoni (2015) e Mendonça (2009), a respeito da vasta obra de Saturnino de Brito no Brasil, constituem parte relevante da fundamentação teórica para o estudo de caso que aqui se apresenta. A proposta de Saturnino de Brito para a cidade de Poços de Caldas foi determinante para a configuração espacial da estância hidromineral e pode ser reconhecida até os dias atuais.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com indicação de que foi publicado originalmente nesta revista, com link para o artigo.