Necessidades de Treinamento: Uma Proposta de Avaliação Estratégica no Contexto de Empresas Juniores Brasileiras

Autores

  • Elziane Bouzada Dias Campos Universidade de Brasília
  • Gardênia da Silva Abbad Doutora pela Universidade de Brasília, Departamento de Psicologia. Universidade de Brasília, Departamento de Psicologia Decana da Universidade de Brasília, Departamento de Psicologia. Interesse pelas temáticas de Gestão baseada em Competências, Treinamento, Desenvolvimento e Educação, e Empreendedorismo.
  • Andressa Gonzalez Azevedo Pinheiro Soares Macedo Graduada pela Universidade de Brasília, Departamento de Psicologia. Universidade de Brasília, Departamento de Psicologia. Interesse pelas temáticas de Gestão baseada em Competências, Treinamento, Desenvolvimento e Educação, e Empreendedorismo.
  • Natália Pimenta Silva Graduada pela Universidade de Brasília, Departamento de Psicologia. Universidade de Brasília, Departamento de Psicologia. Interesse pelas temáticas de Gestão baseada em Competências, Treinamento, Desenvolvimento e Educação, e Empreendedorismo.

Palavras-chave:

Necessidades de treinamento. Empresários juniores. Competências. Contexto. Desenvolvimento profissional.

Resumo

A análise da literatura aponta ser necessário realizar pesquisas empíricas fundamentadas nas proposições e modelos teóricos de Avaliação de Necessidades de Treinamento (ANT). Não há relatos de identificação de necessidades de treinamento no contexto de Empresas Juniores (EJs), organizações que contribuem para a formação profissional de alunos do ensino superior. O objetivo desta pesquisa foi analisar as necessidades de treinamento de empresários juniores brasileiros e identificar os desafios e mudanças enfrentados pelas EJs que podem gerar futuras demandas por treinamento. Foram realizados dois estudos. O Estudo I identificou as necessidades de treinamento de uma amostra de empresários juniores e foi realizado em quatro etapas: (1) concepção de um questionário de ANT com 43 itens associados a escalas de 11 pontos para domínio e importância, (2) validação semântica, (3) aplicação em uma amostra de 447 empresários juniores de todo o país, e (4) análise dos dados para identificação de necessidades de treinamento prioritárias. O Estudo II identificou os desafios e mudanças vivenciados pelas EJs e que podem gerar futuras necessidades de treinamento para empresários juniores, e envolveu as seguintes etapas: (1) concepção de roteiro de entrevista semiestruturado, (2) entrevistas individuais com amostra de 21 profissionais e docentes, (3) entrevistas coletivas com amostra de 34 empresários juniores; e (4) análise dos dados para descrição e categorização dos desafios e mudanças. Os achados do Estudo I indicam que as necessidades de treinamento prioritárias referem-se a capacidades de gestão estratégica da EJ e de gerenciamento pessoal do tempo; e as de menor prioridade referem-se à comunicação efetiva e a capacidade de estabelecer relacionamentos cooperativos. Os resultados do Estudo II descrevem desafios e mudanças diversos, melhor especificados pela amostra de profissionais e docentes, e que podem gerar futuras necessidades de treinamento. Discute-se a possibilidade de promover ações de treinamento estrategicamente elaboradas que impliquem no aprimoramento das atividades e projetos dos empresários juniores e na oferta de produtos e serviços de qualidade superior. Contribui-se para o avanço de uma visão integrada entre análises diagnósticas e prognósticas de necessidades de treinamento, ainda que com limitada precisão.

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Biografia do Autor

Elziane Bouzada Dias Campos, Universidade de Brasília

Mestre pela Universidade de Brasília, Programa de Pós-graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações.Universidade de Brasília, Departamento de Psicologia.Aluna de doutorado no Programa de Pós-graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações da Universidade de Brasília.Interesse pelas temáticas de Gestão baseada em Competências, Treinamento, Desenvolvimento e Educação, e Empreendedorismo.

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Publicado

2015-12-16

Edição

Seção

Fórum Especial Temático Sobre a Construção do Percurso na Vida Laboral e suas Múltiplas Dimensões