A Controladoria como Suporte à Estratégia da Empresa: Estudo Multicaso em Empresas de Transporte
Palavras-chave:
Práticas de controladoria. Decisão estratégica. Empresa de transportes. Transporte de carga. Custeio variável.Resumo
Objetivo: Identificar quais práticas de controladoria podem suportar decisões estratégicas nas empresas de transportes.
Originalidade/ Lacuna/ Relevância/ Implicações: O artigo apresenta uma nova abordagem da relação entre práticas de controladoria e decisões estratégicas. Contribui preenchendo lacunas sobre funções da controladoria, avança em conceitos sobre decisões estratégicas e apresenta as práticas mais utilizadas no segmento.
Principais aspectos metodológicos: A pesquisa é aplicada com abordagem qualitativa. Trata-se de um estudo de caso múltiplo com quatro empresas de transportes de cargas da região metropolitana de Porto Alegre/RS. Para coleta dos dados, elaborou-se um roteiro de entrevista. Para verificar a similaridade entre as empresas foi utilizado o índice de similaridade de Jaccard.
Síntese dos principais resultados: Constatou-se que, entre as 27 práticas de controladoria, 16 são utilizadas por pelo menos uma das empresas pesquisadas, enquanto que 11 não são utilizadas por nenhuma das empresas. Analisando-se a utilização das decisões estratégicas listadas na literatura, evidencia-se que 75,4% das decisões estratégicas são utilizadas por pelo menos uma das empresas, enquanto que 24,6% não são identificadas em nenhuma das empresas. Existe similaridade entre as empresas, os resultados indicam que 14,8% das práticas são consideradas decisivas ou muito importantes para 75% das empresas.
Principais considerações/conclusões: Os resultados obtidos na análise dos dados coletados evidenciaram que as práticas de controladoria podem fornecer suporte à formulação das decisões estratégicas da empresa. Na análise de quantas decisões estão relacionadas com cada prática, a prática de controladoria mais destacada foi “Orçamento operacional”, que está relacionada com 60,5% das 43 decisões.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
- Figura 1 - Similaridade de Decisões Estratégicas
- Quadro 1 A Evoluçao da gestao estrategica
- Quadro 2 - Decisões estratégicas
- Quadro 3- Práticas de controladoria validadas por especialistas
- Quadro 4 - Estudos Relacionados Nacionais e Internacionais
- Quadro 5 - Práticas de controladoria utilizadas pelas empresas de transportes
- Quadro 6 - Decisões estratégicas utilizadas pelas empresas de transportes
- Tabela 1 - Práticas de Controladoria mais utilizadas pelas empresas do estudo em ordem decrescente
- Tabela 2 - Percentual de utilização das práticas de controladoria por empresa
- Tabela 3 - Decisões Estratégicas –Participação por empresa
- Tabela 4 - Decisões Estratégicas –Participação por empresa
Publicado
Edição
Seção
Licença
Após a aprovação do artigo, os autores cedem seus direitos autorais à RAM. As condições da Sessão de Direitos Autorais incluem:
1. A Revista de Administração do Mackenzie (RAM) mantém, com a cessão dos direitos autorais, a posse dos direitos sobre os artigos por ela publicados.
2. O autor retém seus direitos morais no artigo, incluindo o direito de ser identificado como autor sempre que o artigo for publicado.
3. A partir de 01 de julho de 2015 a RAM adotou o padrão de licença CC-BY (Creative Commons– BY). É permitido ao autor copiar, distribuir, exibir, transmitir e adaptar o artigo. O autor deve atribuir de forma explícita e clara a publicação original do artigo à RAM (referenciando o nome da revista, a edição, o ano e as páginas nas quais o artigo foi publicado originalmente), mas sem sugerir que a RAM endossa o autor ou sua utilização do artigo. Por meio da licença CC-BY os conteúdos estão liberados para interoperar plenamente com os mais diferentes sistemas e serviços, incluindo fins comerciais. No caso de quaisquer reutilizações ou distribuições do artigo, o autor deve deixar claro para terceiros os termos do licenciamento do artigo. O Critério CC-BY segue as políticas de acesso aberto dos principais publicadores e periódicos de AA (Acesso Aberto) como são o PLoS, eLife, Biomed Central, Hindawi, entre outros.
4. A RAM poderá, mediante solicitação formal do autor, autorizá-lo a publicar o artigo na forma de capítulo ou parte de livro. A única exigência é que a publicação anterior na RAM (nome da revista, edição, ano e páginas) deve ser referenciada de forma explícita e clara.