A Controladoria como Suporte à Estratégia da Empresa: Estudo Multicaso em Empresas de Transporte

Autores

  • Adão Alberto Blanco Nunes Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
  • Miguel Afonso Sellitto Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Palavras-chave:

Práticas de controladoria. Decisão estratégica. Empresa de transportes. Transporte de carga. Custeio variável.

Resumo

Objetivo: Identificar quais práticas de controladoria podem suportar decisões estratégicas nas empresas de transportes.

Originalidade/ Lacuna/ Relevância/ Implicações: O artigo apresenta uma nova abordagem da relação entre práticas de controladoria e decisões estratégicas. Contribui preenchendo lacunas sobre funções da controladoria, avança em conceitos sobre decisões estratégicas e apresenta as práticas mais utilizadas no segmento.

Principais aspectos metodológicos: A pesquisa é aplicada com abordagem qualitativa. Trata-se de um estudo de caso múltiplo com quatro empresas de transportes de cargas da região metropolitana de Porto Alegre/RS. Para coleta dos dados, elaborou-se um roteiro de entrevista. Para verificar a similaridade entre as empresas foi utilizado o índice de similaridade de Jaccard.

Síntese dos principais resultados: Constatou-se que, entre as 27 práticas de controladoria, 16 são utilizadas por pelo menos uma das empresas pesquisadas, enquanto que 11 não são utilizadas por nenhuma das empresas. Analisando-se a utilização das decisões estratégicas listadas na literatura, evidencia-se que 75,4% das decisões estratégicas são utilizadas por pelo menos uma das empresas, enquanto que 24,6% não são identificadas em nenhuma das empresas. Existe similaridade entre as empresas, os resultados indicam que 14,8% das práticas são consideradas decisivas ou muito importantes para 75% das empresas.

Principais considerações/conclusões: Os resultados obtidos na análise dos dados coletados evidenciaram que as práticas de controladoria podem fornecer suporte à formulação das decisões estratégicas da empresa. Na análise de quantas decisões estão relacionadas com cada prática, a prática de controladoria mais destacada foi “Orçamento operacional”, que está relacionada com 60,5% das 43 decisões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adão Alberto Blanco Nunes, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), professor de contabilidade de custos da Faculdade Porto-Alegrense (FAPA). Atua na área de controladoria

Miguel Afonso Sellitto, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Coordenador do PPGEPS UNISINOS (Mestrado e Doutorado). Mestre e doutor em Engenharia de Produção pela UFRGS (1999 e 2005). É professor e pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Atua nas áreas de Gerência de Produção e Estratégia e Organizações.

Downloads

Publicado

2016-02-12

Edição

Seção

Finanças Estratégicas