Orientação de Valor Social, Sistema de Valores e Comportamento Cooperativo: Um Estudo Experimental

Autores

  • Tatiana Iwai Insper

Palavras-chave:

Valores. Orientação de Valor Social. Jogos Decompostos. Cooperação. Controle.

Resumo

Objetivo: Este trabalho teve por objetivo compreender a relação entre a orientação de valor social do indivíduo e a  teoria dos valores humanos de Schwartz, bem como compreender a relação destes modelos com o comportamento cooperativo do indivíduo sob ambientes regulatórios diferentes (presença e ausência de controle externo).

Originalidade/Lacuna/Relevância/Implicações: Apesar de serem dois modelos de destaque em seus respectivos campos, pouco tem sido feito no sentido de achar pontos de convergência entre eles. Assim, esta linha de investigação poderia facilitar não apenas o diálogo entre duas tradições formalmente separadas de pesquisa, mas também melhorar nosso entendimento sobre o efeito de valores e preferencias sobre o comportamento cooperativo do indivíduo.

Principais aspectos metodológicos: Os dados foram coletados por meio da escala PVQ-21 de Schwartz, os jogos decompostos do SVO Slider e a aplicação de um jogo agente-principal em um ambiente de pesquisa experimental.

Síntese dos principais resultados: Os resultados indicam que os tipos sociais do SVO diferem principalmente em seus valores de poder e realização. Ademais, os resultados apontam que a cooperação do prosocial tem como base a motivação intrínseca de igualdade de resultados, sendo menos sensível a controles externos. Diferentemente, o comportamento cooperativo do individualista, calcado em maximização individual, depende mais da existência de restrições externas.

Principais considerações/conclusões: Os resultados indicam que os tipos sociais do SVO apresentam diferenças em suas prioridades de valores e, portanto, o sistema de valores do indivíduo pode ajudar a explicar uma parte da propensão a cooperar do indivíduo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiana Iwai, Insper

Bacharel, mestre e doutora em administração de empresas pela EAESP-FGV. Atualmente, é professora adjunta em tempo integral do Insper Instituto de Ensino e Pesquisa na área de comportamento organizacional.

Seus interesses de pesquisa estão focados em: gestão de relacionamentos cooperativos entre firmas, desenho de incentivos e contratos, vieses cognitivos na tomada de decisão e psicologia experimental

Downloads

Publicado

2016-02-12

Edição

Seção

Gestão Humana e Social