Necessidades de Treinamento: Uma Proposta de Avaliação Estratégica no Contexto de Empresas Juniores Brasileiras
Palavras-chave:
Necessidades de treinamento. Empresários juniores. Competências. Contexto. Desenvolvimento profissional.Resumo
A análise da literatura aponta ser necessário realizar pesquisas empíricas fundamentadas nas proposições e modelos teóricos de Avaliação de Necessidades de Treinamento (ANT). Não há relatos de identificação de necessidades de treinamento no contexto de Empresas Juniores (EJs), organizações que contribuem para a formação profissional de alunos do ensino superior. O objetivo desta pesquisa foi analisar as necessidades de treinamento de empresários juniores brasileiros e identificar os desafios e mudanças enfrentados pelas EJs que podem gerar futuras demandas por treinamento. Foram realizados dois estudos. O Estudo I identificou as necessidades de treinamento de uma amostra de empresários juniores e foi realizado em quatro etapas: (1) concepção de um questionário de ANT com 43 itens associados a escalas de 11 pontos para domínio e importância, (2) validação semântica, (3) aplicação em uma amostra de 447 empresários juniores de todo o país, e (4) análise dos dados para identificação de necessidades de treinamento prioritárias. O Estudo II identificou os desafios e mudanças vivenciados pelas EJs e que podem gerar futuras necessidades de treinamento para empresários juniores, e envolveu as seguintes etapas: (1) concepção de roteiro de entrevista semiestruturado, (2) entrevistas individuais com amostra de 21 profissionais e docentes, (3) entrevistas coletivas com amostra de 34 empresários juniores; e (4) análise dos dados para descrição e categorização dos desafios e mudanças. Os achados do Estudo I indicam que as necessidades de treinamento prioritárias referem-se a capacidades de gestão estratégica da EJ e de gerenciamento pessoal do tempo; e as de menor prioridade referem-se à comunicação efetiva e a capacidade de estabelecer relacionamentos cooperativos. Os resultados do Estudo II descrevem desafios e mudanças diversos, melhor especificados pela amostra de profissionais e docentes, e que podem gerar futuras necessidades de treinamento. Discute-se a possibilidade de promover ações de treinamento estrategicamente elaboradas que impliquem no aprimoramento das atividades e projetos dos empresários juniores e na oferta de produtos e serviços de qualidade superior. Contribui-se para o avanço de uma visão integrada entre análises diagnósticas e prognósticas de necessidades de treinamento, ainda que com limitada precisão.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Após a aprovação do artigo, os autores cedem seus direitos autorais à RAM. As condições da Sessão de Direitos Autorais incluem:
1. A Revista de Administração do Mackenzie (RAM) mantém, com a cessão dos direitos autorais, a posse dos direitos sobre os artigos por ela publicados.
2. O autor retém seus direitos morais no artigo, incluindo o direito de ser identificado como autor sempre que o artigo for publicado.
3. A partir de 01 de julho de 2015 a RAM adotou o padrão de licença CC-BY (Creative Commons– BY). É permitido ao autor copiar, distribuir, exibir, transmitir e adaptar o artigo. O autor deve atribuir de forma explícita e clara a publicação original do artigo à RAM (referenciando o nome da revista, a edição, o ano e as páginas nas quais o artigo foi publicado originalmente), mas sem sugerir que a RAM endossa o autor ou sua utilização do artigo. Por meio da licença CC-BY os conteúdos estão liberados para interoperar plenamente com os mais diferentes sistemas e serviços, incluindo fins comerciais. No caso de quaisquer reutilizações ou distribuições do artigo, o autor deve deixar claro para terceiros os termos do licenciamento do artigo. O Critério CC-BY segue as políticas de acesso aberto dos principais publicadores e periódicos de AA (Acesso Aberto) como são o PLoS, eLife, Biomed Central, Hindawi, entre outros.
4. A RAM poderá, mediante solicitação formal do autor, autorizá-lo a publicar o artigo na forma de capítulo ou parte de livro. A única exigência é que a publicação anterior na RAM (nome da revista, edição, ano e páginas) deve ser referenciada de forma explícita e clara.