DO TERRITÓRIO AO MICROTERRITÓRIO NO/DO COTIDIANO ESCOLAR: DA GEOGRAFIA À FILOSOFIA? OU REPENSANDO O CONCEITO DE TERRITÓRIO POR MEIO DA OBRA "O ABECEDÁRIO DE GILLES DELEUZE"

Autores/as

  • Carlos roberto Miranda Martins Universidade de Sorocaba
  • Marcos Antonio dos Santos Reigota Universidade de Sorocaba

Palabras clave:

Território, microterritório, cotidiano escolar, Gilles Deleuze

Resumen

Há diálogo entre Geografia e Filosofia? Esta questão se apresenta decisiva para refletir acerca das possíveis contribuições de ambos os campos de saber para pensar o caminho a ser seguido em busca da desconstrução do conceito de território. A iniciativa de desconstrução de tal conceito pretende alavancar o entendimento da complexidade no/do cotidiano escolar de forma a permitir uma leitura menos objetivada no plano de uma linguagem carregada de termos técnicos para uma leitura mais didática, mas não menos significativa. E para isso buscamos a contribuição do filósofo Gilles Deleuze, por meio da obra O Abecedário de Gilles Deleuze, que nos forneceu subsídios para potencializar a discussão sobre o conceito de território a partir do limite alcançado pela geografia no que toca ao micro.

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Biografía del autor/a

Carlos roberto Miranda Martins, Universidade de Sorocaba

Graduando em Geografia pela Universidade de Brasília - UnB. Licenciado em Estudos Sociais. Mestre em Educação pela Universidade de Sorocaba.

Marcos Antonio dos Santos Reigota, Universidade de Sorocaba

Doutor pela Universidade Católica de Louvain. Pós-doutorado na Universidade de Genebra. Bolsista
de Produtividade Científica do Cnpq (nível 2). Docente do PPG em Educacão da Universidade de
Sorocaba – Uniso

Publicado

2017-03-22

Cómo citar

Miranda Martins, C. roberto, & dos Santos Reigota, M. A. (2017). DO TERRITÓRIO AO MICROTERRITÓRIO NO/DO COTIDIANO ESCOLAR: DA GEOGRAFIA À FILOSOFIA? OU REPENSANDO O CONCEITO DE TERRITÓRIO POR MEIO DA OBRA "O ABECEDÁRIO DE GILLES DELEUZE". Revista Trama Interdisciplinar, 7(3). Recuperado a partir de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/7651