DO TERRITÓRIO AO MICROTERRITÓRIO NO/DO COTIDIANO ESCOLAR: DA GEOGRAFIA À FILOSOFIA? OU REPENSANDO O CONCEITO DE TERRITÓRIO POR MEIO DA OBRA "O ABECEDÁRIO DE GILLES DELEUZE"

Authors

  • Carlos roberto Miranda Martins Universidade de Sorocaba
  • Marcos Antonio dos Santos Reigota Universidade de Sorocaba

Keywords:

Território, microterritório, cotidiano escolar, Gilles Deleuze

Abstract

Há diálogo entre Geografia e Filosofia? Esta questão se apresenta decisiva para refletir acerca das possíveis contribuições de ambos os campos de saber para pensar o caminho a ser seguido em busca da desconstrução do conceito de território. A iniciativa de desconstrução de tal conceito pretende alavancar o entendimento da complexidade no/do cotidiano escolar de forma a permitir uma leitura menos objetivada no plano de uma linguagem carregada de termos técnicos para uma leitura mais didática, mas não menos significativa. E para isso buscamos a contribuição do filósofo Gilles Deleuze, por meio da obra O Abecedário de Gilles Deleuze, que nos forneceu subsídios para potencializar a discussão sobre o conceito de território a partir do limite alcançado pela geografia no que toca ao micro.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Carlos roberto Miranda Martins, Universidade de Sorocaba

Graduando em Geografia pela Universidade de Brasília - UnB. Licenciado em Estudos Sociais. Mestre em Educação pela Universidade de Sorocaba.

Marcos Antonio dos Santos Reigota, Universidade de Sorocaba

Doutor pela Universidade Católica de Louvain. Pós-doutorado na Universidade de Genebra. Bolsista
de Produtividade Científica do Cnpq (nível 2). Docente do PPG em Educacão da Universidade de
Sorocaba – Uniso

Published

2017-03-22

How to Cite

Miranda Martins, C. roberto, & dos Santos Reigota, M. A. (2017). DO TERRITÓRIO AO MICROTERRITÓRIO NO/DO COTIDIANO ESCOLAR: DA GEOGRAFIA À FILOSOFIA? OU REPENSANDO O CONCEITO DE TERRITÓRIO POR MEIO DA OBRA "O ABECEDÁRIO DE GILLES DELEUZE". Revista Trama Interdisciplinar, 7(3). Retrieved from http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/7651