Construção de material didático no ensino de LPL2: experiência com crônica

Autores/as

  • Fernanda Beatriz Caricari de Morais INES/MEC-RJ
  • Valeria Campos Muniz INES/MEC-RJ

Palabras clave:

Palavras-chave: Material Didático; Ensino de Surdos; Língua Portuguesa como Segunda Língua; Gêneros Textuais; Crônica.

Resumen

Resumo: Este artigo apresenta uma proposta de unidade didática (UD) para o estudo do gênero textual crônica, na disciplina Língua Portuguesa I para surdos, em um curso superior de Pedagogia. Para a realização do material, levamos em consideração questões de letramento (STREET, 2014; ROJO & MOURA, 2019; KALANTZIS, COPE, PINHEIRO, 2020, entre outros), estudos sobre confecção de material didático (RAMOS, 2004; LEFFA, 2007), além de estudos percursores sobre ensino de Língua Portuguesa como Segunda Língua para Surdos (QUADROS, 1997; FERNANDES, 2006; PEREIRA, 2014; LODI, 2013). A UD desenvolvida contemplava inicialmente quatro etapas, pré-leitura, leitura, aspectos linguísticos e produção textual, sendo, depois, incluída uma atividade de performance, solicitada pelos alunos, que culminou com uma produção em vídeo. Esse sequenciamento revelou aspectos importantes da compreensão escrita desses alunos e como questões de usos da língua podem ser trabalhadas, retroalimentando a práxis pedagógica, gerando posicionamento crítico, ampliação do conhecimento de mundo e maiores oportunidades de aprendizagem do gênero trabalhado.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fernanda Beatriz Caricari de Morais, INES/MEC-RJ

Professora Adjunta do Departamento de Ensino Superior do INES/MEC-RJ.

Valeria Campos Muniz, INES/MEC-RJ

Professora do Departamento de Ensino Superior do Instituto Nacional de Educação de Surdos.

Citas

BRASIL. Decreto nº 5626 de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei 10.436 de 24 de abril de 2020, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm. Acesso em: 05 mar. 2021.
BRASIL. Lei 14.191. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para dispor sobre a modalidade de educação bilíngue de surdos. Disponível em: < https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2021/lei-14191-3-agosto-2021-791630-norma-pl.html >. Acesso em: 3 ago. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Salas de Recursos Multifuncionais: espaço para atendimento educacional especializado. Brasília, DF: 2006. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me002991.pdf Acesso em 05 mar. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação. PNEE. Política Nacional de Educação Especial: equitativa, inclusiva e com aprendizado ao longo da vida. Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação – Brasília; MEC. SEMESP. 2020. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/mec-lanca-documento-sobre-implementacao-da-pnee-1/pnee-2020.pdf. Acesso em 10 fev.2021.
EGGINS, Susan. & MARTIN, Jim Robert. Genres and registers of discourse. IN: Teun.A. VAN DIJK (ed.) Discourse as structure and process – Discourse Studies, vol. 1. A multidiciplinary introduction. Sage Publications, 1997.
ELLIS, Rod. Task-based learning and teaching. Oxford: Oxford University Press, 2003.
FERNANDES, Sueli. Práticas de letramento na educação bilíngue para surdos. Curitiba: SEED/SUED/DEE, 2006.
FERREIRA BRITO, Lucinda. Por uma gramática de Língua de Sinais. R.J.: Tempo Brasileiro, 1995.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
KALANTZIS, Mary.; COPE, Bill.; PINHEIRO, Petrilson. Letramentos. Tradução de Petrilson Pinheiro. Campinas, SP: Editora Unicamp, 2020.
KLEIMAN, Ângela Bezerra, MARTINS, Maria Silva Cintra. Formação de professores: a contribuição das instâncias administrativas na conservação e na transformação de práticas docentes. In: KLEIMAN, Ângela Bezerra, CAVALCANTI, Marilda Cavalcanti. (Orgs.). Linguística Aplicada: suas faces e interfaces. Campinas, SP: Mercado das letras, 2007.
LEFFA, Vilson José. Produção de Materiais de Ensino: teoria e prática. Pelotas: Educat, 2007.
LAMEGO, Caio Roberto Siqueira; SANTOS, Maria Cristina Ferreira dos. Formação de professores e educação intercultural: Concepções e Práticas de Licenciandos sobre Diversidade Cultural na Educação Básica. Revista Contexto & Educação. Ano 34. n.108, 2019.
LODI, Ana Claudia Balieiro. Educação bilíngue para surdos e inclusão segundo a Política Nacional de Educação Especial e o Decreto nº 5.626/05. Educação e Pesquisa, v. 39 (1), p. 49-63, 2013.

MARTIN, Jim Robert. Language, register and genre. IN: F. CRISTIE (ed.) Language studies: children’s writing: reader. Deakin University Press, 1984.
______ . Grammar meets genre: reflections on the Sydney School. Inaugural Lecture at Sydney University Arts Association, 2000. Captado em https://core.ac.uk/download/pdf/229425914.pdf junho de 2021.
AUTOR2. O gênero resumo: a compreensão escrita em contexto de sala de aula bilíngue. Arqueiro (Rio de Janeiro), v. 25, p. 28¬38, 2013.
AUTOR2. C. & CRUZ, Osilene Maria Sá Cruz. Unidade didática e plano de atividades: uma prática de resistência pedagógica para o desenvolvimento de sentidos em Libras e em Língua Portuguesa. Fragmentum, v. 55, 2020.
AUTORES. Práticas de letramentos em Língua Portuguesa como L2 para graduandos surdos. 2021.(no prelo).
PEREIRA, Maria Cristina da Cunha. O ensino de português como segunda língua para surdos: princípios teóricos e metodológicos. Educar em Revista, Curitiba, Editora UFPR, Edição Especial, n. 2/2014, p. 143-157, 2014.
QUADROS, Ronice Müller de. Educação de surdos: a aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artmed,1997.
RAMOS, Rosinda de Castro Guerra. Gêneros Textuais: Uma Proposta de Aplicação em Cursos de Inglês para Fins Específicos. The Especialist, v. 25, n.2, 2004.
ROCHA, Claudia Hilsdorf. Reflexões e propostas sobre língua estrangeira no ensino fundamental I: Plurilinguismo, multiletramentos e transculturalidade. Campinas, SP: Pontes, 2012. Coleção Educação e Linguagem.
ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. Letramentos, mídias, linguagens. São Paulo: Parábola, 2019.
STREET, Brian Vincent. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Tradução de Marcos Bagno. São Paulo: Parábola, 2014.
STREET, Brian Vincent. Eventos de letramento e práticas de letramento: teoria e prática nos Novos Estudos do Letramento. In: MAGALHÃES, I (org). Discursos e práticas de letramento: pesquisa etnográfica e formação de professores. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2012.
TAGATA, William Mineo. “It’s mine! Aprendizagem situada e novos letramentos nas aulas de inglês. In: TAKAKI, Nara Hiroko., MACIEL, Ruberval Franco (Orgs.). Letramentos em terra de Paulo Freire. 3.ed. Campinas, SP: Pontes, 2017.
VERÍSSIMO, Luís Fernando. Emergência. In: Para gostar de ler. São Paulo, Ática, 1982. v. 7. p. 52-54.
VIVIAN, Ellen Cristine Prestes; LEONEL, André Ary. CULTURA SURDA E ASTRONOMIA: Investigando as Potencialidades Dessa Articulação para o Ensino de Física. Revista Contexto & Educação. Ano 34. n.107.2019.
ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção e leitura. Tradução de Jerusa Pires Ferreira e Suely Fenerich. São Paulo: Ubu, 2018.

Publicado

2022-06-24

Cómo citar

de Morais, F. B. C., & Campos Muniz, V. (2022). Construção de material didático no ensino de LPL2: experiência com crônica . Revista Trama Interdisciplinar, 13(1), 222–240. Recuperado a partir de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/14768