Construção de material didático no ensino de LPL2: experiência com crônica
Palavras-chave:
Palavras-chave: Material Didático; Ensino de Surdos; Língua Portuguesa como Segunda Língua; Gêneros Textuais; Crônica.Resumo
Resumo: Este artigo apresenta uma proposta de unidade didática (UD) para o estudo do gênero textual crônica, na disciplina Língua Portuguesa I para surdos, em um curso superior de Pedagogia. Para a realização do material, levamos em consideração questões de letramento (STREET, 2014; ROJO & MOURA, 2019; KALANTZIS, COPE, PINHEIRO, 2020, entre outros), estudos sobre confecção de material didático (RAMOS, 2004; LEFFA, 2007), além de estudos percursores sobre ensino de Língua Portuguesa como Segunda Língua para Surdos (QUADROS, 1997; FERNANDES, 2006; PEREIRA, 2014; LODI, 2013). A UD desenvolvida contemplava inicialmente quatro etapas, pré-leitura, leitura, aspectos linguísticos e produção textual, sendo, depois, incluída uma atividade de performance, solicitada pelos alunos, que culminou com uma produção em vídeo. Esse sequenciamento revelou aspectos importantes da compreensão escrita desses alunos e como questões de usos da língua podem ser trabalhadas, retroalimentando a práxis pedagógica, gerando posicionamento crítico, ampliação do conhecimento de mundo e maiores oportunidades de aprendizagem do gênero trabalhado.
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