Construção de material didático no ensino de LPL2: experiência com crônica

Autores

  • Fernanda Beatriz Caricari de Morais INES/MEC-RJ
  • Valeria Campos Muniz INES/MEC-RJ

Palavras-chave:

Palavras-chave: Material Didático; Ensino de Surdos; Língua Portuguesa como Segunda Língua; Gêneros Textuais; Crônica.

Resumo

Resumo: Este artigo apresenta uma proposta de unidade didática (UD) para o estudo do gênero textual crônica, na disciplina Língua Portuguesa I para surdos, em um curso superior de Pedagogia. Para a realização do material, levamos em consideração questões de letramento (STREET, 2014; ROJO & MOURA, 2019; KALANTZIS, COPE, PINHEIRO, 2020, entre outros), estudos sobre confecção de material didático (RAMOS, 2004; LEFFA, 2007), além de estudos percursores sobre ensino de Língua Portuguesa como Segunda Língua para Surdos (QUADROS, 1997; FERNANDES, 2006; PEREIRA, 2014; LODI, 2013). A UD desenvolvida contemplava inicialmente quatro etapas, pré-leitura, leitura, aspectos linguísticos e produção textual, sendo, depois, incluída uma atividade de performance, solicitada pelos alunos, que culminou com uma produção em vídeo. Esse sequenciamento revelou aspectos importantes da compreensão escrita desses alunos e como questões de usos da língua podem ser trabalhadas, retroalimentando a práxis pedagógica, gerando posicionamento crítico, ampliação do conhecimento de mundo e maiores oportunidades de aprendizagem do gênero trabalhado.

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Biografia do Autor

Fernanda Beatriz Caricari de Morais, INES/MEC-RJ

Professora Adjunta do Departamento de Ensino Superior do INES/MEC-RJ.

Valeria Campos Muniz, INES/MEC-RJ

Professora do Departamento de Ensino Superior do Instituto Nacional de Educação de Surdos.

Referências

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Publicado

2022-06-24

Como Citar

de Morais, F. B. C., & Campos Muniz, V. (2022). Construção de material didático no ensino de LPL2: experiência com crônica . Revista Trama Interdisciplinar, 13(1), 222–240. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/14768