Índice de Sustentabilidade aplicado à Centrais de Atendimento por meio de Gráfico tipo Radar.
Palavras-chave:
Central de atendimento. Desenvolvimento sustentável. Empresas sustentáveis. Índice de sustentabilidade.Resumo
A preocupação das empresas quanto ao desenvolvimento sustentável assume cada vez mais importância na sociedade atual. No sentido de minimizar os impactos e garantir o equilíbrio do meio ambiente, as empresas procuram definir e empregar práticas eficientes em suas operações. Para tanto, existe a necessidade de mudança de atitudes e conscientização das pessoas com relação às questões sustentáveis, a fim de conciliar a produção de bens ou a prestação de serviços com as pressões impostas pelas exigências dos consumidores e regulamentações do governo. Dessa forma, este trabalho visa criar um índice de sustentabilidade, por meio do desenvolvimento de gráficos do tipo radar, e aplicar esse índice a uma central de atendimento de uma empresa do ramo de seguros, aqui denominada XYZ, com o objetivo de proporcionar oportunidades de melhoria e maior integração entre seus pilares de sustentabilidade. Para criar esse índice, com relação ao pilar econômico da sustentabilidade, foram utilizados dados históricos de desempenho do último exercício da central de atendimento. Para os pilares social e ambiental, realizaram-se pesquisas exploratórias a fim de identificar a visão dos funcionários sobre o posicionamento da empresa perante o mercado. Assim, verificou-se a sinergia entre os pilares da sustentabilidade e a existência de oportunidades de melhoria de processos, métodos de produção e gestão, em busca de maior qualidade no atendimento e aprimoramento contínuo da operação.
Downloads
Referências
ALTENFELDER, R. Desenvolvimento sustentável. Gazeta Mercantil, São Paulo, 6 maio 2004. p. A3.
BRASIL. Ministério do Trabalho. Portaria SIT n. 9, de 30 de março de 2007. Brasília, 2007. Disponível em: <http://portal.mte.gov.br/data/files/FF8080812BE914E6012BEFBDACD94B74/nr_17_anexo2.pdf>. Acesso em: 1º nov. 2012.
CARVALHO, O.; VIANA, O. Ecodesenvolvimento e equilíbrio ecológico: algumas considerações sobre o Estado do Ceará. Revista Econômica do Nordeste, Fortaleza, v. 29, n. 2, p. 129‑141, abr./jun. 1998. Disponível em: <http://www.bnb.gov.br/projwebren/Exec/artigoRenPDF.aspx?cd_artigo_ren=64>. Acesso em: 1º nov. 2012.
CRUZ, T. Sistemas, métodos & processos. São Paulo: Atlas, 2005.
DANIEL, O. Definição de indicadores de sustentabilidade para sistemas agroflorestais. 2000. Tese (Doutorado em Ciência Florestal)–Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2000. Disponível em: <http://www.do.ufgd.edu.br/omardaniel/arquivos/docs/a_artigos/SAF/OmarTeseIntegra.pdf>. Acesso em: 4 fev. 2013.
DIAS, R. Gestão ambiental: responsabilidade social e sustentabilidade. São Paulo: Atlas, 2006.
DONAIRE, D. Gestão ambiental na empresa. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
FORZA, C. Survey research in operations management: a process‑based perspective. International Journal of Operations and Production Management, v. 22, n. 2, p. 152‑194, 2002. Disponível em: <http://www.ingesfor.com/BA537/Cases/Case%2022/case%2022.pdf>. Acesso em: 13 jan. 2013.
ISHIKAWA, K. What is total quality control? The Japanese way. New Jersey: Prentice Hall, 1988.
KOTLER, P. Administração de marketing: a edição do novo milênio. São Paulo: Prentice Hall, 2000.
PHILIPPI, L. S. A. Construção do desenvolvimento sustentável. In: LEITE, A. L. T. de A.; MEDINA, N. M. (Org.). Educação ambiental: curso básico a distância – questões ambientais: conceitos, história, problemas e alternativa. 2. ed. ampl. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2001. 5 v.
SILVA, C. L. Desenvolvimento sustentável. Um conceito multidisciplinar. In: SILVA, C. L.; MENDES, J. T. G. Reflexões sobre desenvolvimento sustentável. Petrópolis: Vozes, 2005. p. 11‑40.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Universidade Presbiteriana Mackenzie detém os direitos de publicação de todas as matérias publicadas pela Revista Mackenzie de Engenharia e Computação. Os direitos autorais permanecem em posse dos autores.