Análise de fidelização de clientes no segmento de seguros utilizando o método de regressão logística

Autores

  • Bruna Moares de Souza Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Danielly Caroline Sandy Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Karina Cavalcante Duarte Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Virgínia do Socorro Motta Aguiar Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Raquel Cymrot Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palavras-chave:

Fidelização de clientes. Satisfação de clientes. Seguro de automóvel. Regressão logística.

Resumo

Este estudo tem por objetivo identificar, por meio do desenvolvimento de um modelo de regressão logística, os aspectos que caracterizam o perfil do cliente com maior probabilidade de declarar-se fiel a organização a qual possui o seguro do seu automóvel. O instrumento de coleta de dados foi um questionário respondido por moradores de um condomínio-clube vertical localizado na cidade de São Paulo. A partir do modelo desenvolvido, foi possível afirmar que a fidelização de um cliente está relacionada as variáveis idade e obtenção de outros produtos da mesma seguradora.

 

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Biografia do Autor

Bruna Moares de Souza, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Engenheira de Produção pela Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie.  

Danielly Caroline Sandy, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Engenheira de Produção pela Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Karina Cavalcante Duarte, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Engenheira de Produção pela Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Virgínia do Socorro Motta Aguiar, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Paraíba, Especialista em Estratégia Empresarial pela Universidade Estadual da Paraíba, Mestre em Ciências da Sociedade pela Universidade Estadual da Paraíba e Doutora em Engenharia da Produção pela Universidade Federal da Paraíba. Leciona na Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie.  

Raquel Cymrot, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Bacharel e Mestre em Estatística pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo. Leciona na Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da UPM.

Referências

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Publicado

2016-09-05

Como Citar

de Souza, B. M., Sandy, D. C., Duarte, K. C., Motta Aguiar, V. do S., & Cymrot, R. (2016). Análise de fidelização de clientes no segmento de seguros utilizando o método de regressão logística. Revista Mackenzie De Engenharia E Computação, 15(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/rmec/article/view/5918

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