VERIFICAÇÃO DA PROPORCIONALIDADE DAS AVARIAS POR TERCEIROS POR GRUPO DE PRESSÃO OPERACIONAL E LOCAL DE DANO EM DUTOS DE DISTRIBUIÇÃO DE GÁS NATURAL

Sheila Sabino dos Santos, Raquel Cymrot

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo avaliar a existência de proporcionalidade de danos em dutos de distribuição de gás natural provocados por outras empresas, que têm como consequência perda de contenção de gás natural por subsistema (local de ocorrência) e por grupo de pressão operacional para frequência relativa e para os riscos associados. Foi realizada uma Análise Quantitativa de Risco (AQR) para quantificar os riscos e seus cenários e uma análise descritiva destas variáveis nos períodos estudados que sugeriu a existência de uma proporcionalidade aproximada de danos provocados por terceiros nas tubulações de gás natural. Dessa forma, a proporcionalidade foi calculada com o uso de medianas, de forma a desconsiderar valores muito discrepantes. Por meio de gráficos de autocorreção concluiu-se que os dados não apresentam sazonalidade no período analisado, tornando o modelo de proporção estimado pelas medianas mais apropriado. O resultado final desse trabalho foi a estruturação de pirâmides que representam as proporcionalidades obtidas, contribuindo como ferramenta para a gestão da manutenção dos ativos.


Palavras-chave


gás natural; dutos de distribuição; risco

Texto completo:

PDF

Referências


AMARAL, J. A. C. A logística internacional como diferencial competitivo para as empresas envolvidas nas importações e exportações brasileiras. 2008. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008. Disponível em: . Acesso em: 30 maio 2017.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MANUTENÇÃO E GESTÃO DE ATIVOS – ABRAMAN. Gestão de ativos e PAS 55, Rio de Janeiro, [2014?]. Disponível em: . Acesso em: 13 fev. 2017.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 13933, Instalações internas de gás natural (GN) - Projeto e execução, Rio de Janeiro, 1997. Disponível em: . Acesso em: 9 fev. 2017.

BRASIL. Ministério de Minas e Energia, Resenha energética brasileira, Brasília, maio de 2016. Disponível em: . Acesso em: 30 abr. 2017.

BRITO, A. J. de M. Avaliação multicritério de riscos em gasodutos de gás natural: uma abordagem de classificação com electre tri. 2007. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Curso de Engenharia Produção, Faculdade de Engenharia Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007. Disponível em: . Acesso em: 11 jan. 2017.

COMPANHIA DE GÁS DO ESTADO DE SÃO PAULO. Base de dados anuais – Plano de Prevenção de Danos, São Paulo, 2016.

EUROPEAN GAS PIPELINE INCIDENT DATA GROUP - EGIG. Gas pipeline incidents 6th EGIG-report 1970-2004, Groningen, 2015. Disponível em: . Acesso em: 10 out. 2016.

RODRIGUES, S. Análise Espectral de uma série histórica de danos sobre uma rede subterrânea de distribuição de gás natural em regiões metropolitanas no estado de São Paulo. 2012. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Curso de Engenharia Química, Faculdade de Engenharia Química, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2012. Disponível em: . Acesso em: 21 fev. 2017.

SOUZA, R. S.; SOUZA, G. S. A Logística Internacional e Comércio Exterior Brasileiro: Modais de Transporte, Fluxos Logísticos e Custos Envolvidos – in: X SIMPÓSIO DE EXCELENCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA, Anais..., 2013. Disponível em: . Acesso em: 30 maio 2017.

VIANA, V. C. Desenvolvimento de metodologia de análise quantitativa de risco para dutovias de petróleo e derivados. 2011. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011. Disponível em: . Acesso em: 10 out. 2016.

ZIMMERMANN, A. T. Análise de Riscos de um Vazamento de Gás Natural em um Gasoduto, 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Curso de Engenharia Química e de Alimentos, Departamento de Engenharia Química e de Alimentos, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2009. Disponível em: . Acesso em: 10 nov. 2016.






COMO EFETUAR O CADASTRO NA RMEC

Autor

1. Acessar o site da revista: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/rmec

2. Clicar no botão “Acesso”.

3. Clicar em “Não está cadastrado? Cadastre-se no sistema”.

4. Preencher todos os dados.

4.1 No final do formulário, escolher a opção “Autor”.

4.2 Clicar no botão “Cadastrar”.

5. O usuário deve receber um e-mail de confirmação.

Avaliador

1. Efetuar normalmente o cadastro de Autor.

2. Enviar e-mail para revista.engenharia@mackenzie.br:

  • indicar que deseja ser avaliador;
  • informar o LOGIN (a senha não é necessária);
  • informar as áreas de interesse para avaliação;

3. O Editor-Chefe incluirá no cadastro o papel de “Avaliador”.