Estudo georreferenciado do perfil de deslocamento dos alunos de uma universidade privada
Palavras-chave:
Georreferenciamento, Mobilidade Urbana, UniversidadeResumo
A mobilidade urbana torna-se cada vez mais um problema para grandes metrópoles, uma vez que o tempo gasto no deslocamento da população afeta a sua qualidade de vida e a economia da região. Para diminuir o tempo de deslocamento, a gestão da rede de transporte precisa se munir de informações a respeito do perfil de deslocamento da população para tomar decisões sobre projetos futuros ou sobre a melhoria da rede já existente. A partir de informações estatísticas e da utilização de software de geoprocessamento, como por exemplo, os Sistemas de Informações Geográficas (GIS), é possível uma melhor visualização e identificação das regiões carentes de transportes ou de qualquer outro fator que influencie a mobilidade. Na Região Metropolitana de São Paulo é realizada a pesquisa Origem-Destino com o objetivo de coletar dados referentes às características da população e seu perfil de deslocamento. A pesquisa realizada por Oliveira e Cymrot (2017), sobre o perfil de deslocamento de uma universidade privada, foi utilizada como fonte secundária de dados desse artigo, tais como a localização do aluno, o modal utilizado e o relato afirmativo ou negativo sobre o assédio sexual no transporte público. A partir dos dados estatísticos coletados buscou-se complementá-los com o georreferenciamento de algumas informações permitindo uma melhor visualização. Para realização do georreferenciamento foi utilizado o software QGIS, que permitiu analisar a posição dos alunos relacionando sua distância à universidade e ao sistema metroviário ou ferroviário, além de observar com maior facilidade as regiões de alta concentração de alunos nos diferentes modais.
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