Estudo georreferenciado do perfil de deslocamento dos alunos de uma universidade privada

Autores

  • Pedro Otavios da Silva Vieira Costa Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Cleiton de Souza Oliveira Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Raquel Cymrot Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Sergio Vicente Denser Pamboukian Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palavras-chave:

Georreferenciamento, Mobilidade Urbana, Universidade

Resumo

A mobilidade urbana torna-se cada vez mais um problema para grandes metrópoles, uma vez que o tempo gasto no deslocamento da população afeta a sua qualidade de vida e a economia da região. Para diminuir o tempo de deslocamento, a gestão da rede de transporte precisa se munir de informações a respeito do perfil de deslocamento da população para tomar decisões sobre projetos futuros ou sobre a melhoria da rede já existente. A partir de informações estatísticas e da utilização de software de geoprocessamento, como por exemplo, os Sistemas de Informações Geográficas (GIS), é possível uma melhor visualização e identificação das regiões carentes de transportes ou de qualquer outro fator que influencie a mobilidade. Na Região Metropolitana de São Paulo é realizada a pesquisa Origem-Destino com o objetivo de coletar dados referentes às características da população e seu perfil de deslocamento. A pesquisa realizada por Oliveira e Cymrot (2017), sobre o perfil de deslocamento de uma universidade privada, foi utilizada como fonte secundária de dados desse artigo, tais como a localização do aluno, o modal utilizado e o relato afirmativo ou negativo sobre o assédio sexual no transporte público. A partir dos dados estatísticos coletados buscou-se complementá-los com o georreferenciamento de algumas informações permitindo uma melhor visualização. Para realização do georreferenciamento foi utilizado o software QGIS, que permitiu analisar a posição dos alunos relacionando sua distância à universidade e ao sistema metroviário ou ferroviário, além de observar com maior facilidade as regiões de alta concentração de alunos nos diferentes modais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARROS, J. Criando mapa de calor no QGIS. 2018. Disponível em: https://www.geoaplicada.com/blog/criando-mapa-de-calor-no-qgis/. Acesso em: 20 jul. 2019.
FRANCISCO, C. N. Sistemas de Informações Geográficas: Estudo dirigido em SIG. 2. ed. rev. Niteroí: 67 p. 2014. Disponível em: http://www.capacidades.gov.br/blog/download/id/38/post/410/midia/9901. Acesso em: 10 jun. 2019.
MEDEIROS, A. M. L. de. Mapas de Kernel: Conceitos e aplicações. 2015. Disponível em: https://pt.slideshare.net/AndersonMedeiros/mapas-de-kernel-conceitos-e-aplicaes. Acesso em: 20 jul. 2019.
OLIVEIRA, C. S.; CYMROT, R. Perfil de deslocamento urbano diário de alunos de uma universidade privada. In: XIII JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E VII MOSTRA DE INICIAÇÃO TECNOLÓGICA – 2017, Programa Institucional de Iniciação Científica e Iniciação Tecnológica, São Paulo, 2017. Disponível em: http://eventoscopq.mackenzie.br/index.php/jornada/xiiijornada/paper/view/368. Acesso em: 10 jun. 2019.
PAMBOUKIAN, S. V. D. Análise Dr. John Snow. São Paulo: Laboratório de Geotecnologias Mackenzie, 12 maio 2015. Disponível em: http://www.udel.edu/johnmack/frec682/cholera/index.html. Acesso em: 10 jun. 2019.
SÃO PAULO. Estado de São Paulo, Secretaria dos Transportes Metropolitanos. Pesquisa Origem e Destino 2007. São Paulo, 2008. Disponível em: http://www.metro.sp.gov.br/pesquisa-od/resultado-das-pesquisas.aspx. Acesso em: 15 jul. 2019
SÃO PAULO. Estado de São Paulo, Secretaria dos Transportes Metropolitanos. Pesquisa Origem e Destino 2017. São Paulo, 2019. Disponível em: http://www.metro.sp.gov.br/pesquisa-od/resultado-das-pesquisas.aspx. Acesso em: 26 fev. 2020
SÃO PAULO. Prefeitura de São Paulo. Mapa digital da cidade de São Paulo. 2019. Disponível em: http://geosampa.prefeitura.sp.gov.br/PaginasPublicas/_SBC.aspx. Acesso em: 20 jul. 2019.
SOUZA, E. O papel da mobilidade urbana no acesso à cidade. Archdaily Brasil, 20 ago. 2019. Disponível em: https://www.archdaily.com.br/br/923924/a-relacao-entre-mobilidade-urbana-e-acesso-a-cidade. Acesso em: 18 nov. 2019.
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Mackenzie em números. 2019. Disponível em: https://www.mackenzie.br/instituto/mackenzie-em-numeros/. Acesso em: 26 fev. 2020.

Downloads

Publicado

2021-11-15

Como Citar

da Silva Vieira Costa, P. O., de Souza Oliveira, C., Cymrot, R., & Vicente Denser Pamboukian, S. (2021). Estudo georreferenciado do perfil de deslocamento dos alunos de uma universidade privada. Revista Mackenzie De Engenharia E Computação, 20(1), 52–72. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/rmec/article/view/14144

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)