Submissões

A revista não está aceitando submissões neste momento.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista. Caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção "Propriedades no Word", garantindo desta forma o critério de sigilo da revista quando submetido para avaliação duplo-cega.
  • Todas as referências foram citadas no texto e todas as citações no texto aparecem na lista de referências.
  • Todos os elementos de apoio (tabelas, figuras, etc.) possuem Fonte.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.
  • Ao iniciar o processo de submissão, no campo "Comentários para o editor", indique o nome e o e-mail de três pessoas que seriam bons avaliadores para um artigo similar ao seu.
  • O endereço revista.engenharia@mackenzie.br foi adicionado aos meus contatos de e-mail para evitar que as mensagens caiam na caixa de Spam (lixo eletrônico).

Diretrizes para Autores

A RMEC acolhe manuscritos nos idiomas português e inglês com no máximo de 22 páginas contando com a lista de referências.

  1. O artigo deve ser submetido em arquivo doc. ou docx. Textos enviados em outro formato serão recusados.
  2. Em todos os artigos deverá constar:
  • Página inicial: título em português e inglês (com no máximo 12 palavras); indicação da seção da revista a qual o artigo foi submetido; sem identificação dos autores.
  • Resumos em português e inglês (máximo de 150 palavras em todos os idiomas) com mínimo três palavras chaves, separadas entre si por ponto.
  • Financiamentos (quando houver);
  • Não incluir notas de rodapé.
  1. Folha de rosto (esta deve ser enviada como documento suplementar):
  • Nome dos autores, ORCID de cada um dos autores e afiliação institucional; indicação do autor de correspondência com e-mail e endereço;

As modalidades previstas pela revista são:

Artigo Original: texto resultante de pesquisa, de natureza teórica e/ou empírica, referente a temas de interesse no campo da Engenharia e Computação. O texto deve estar limitado a 22 páginas, que devem incluir todas as partes do artigo, inclusive referências, tabelas e figuras. Número máximo de 20 referências. Seguir a estrutura: Introdução (não dividir em subseções); Materiais e Métodos (identificar subseções); Desenvolvimento (identificar subseções: fundamentação teórica, resultados e discussão); Considerações finais; Agradecimentos (quando houver); Referências.

Artigos de revisão: limitados a 22 páginas incluindo um número máximo de 40 referências. Seguir a estrutura: Introdução (não subdividir em tópicos); Método (critérios de inclusão do material na revisão, procedimentos de coleta dos dados documentais e procedimentos de análise); Resultados; Discussão (incluindo a conclusão) e Referências.

Estudo de caso: texto que descreve ou analisa a aplicação/implantação de processos, técnicas, métodos, sistemas e/ou ferramentas que contribuam significativamente para o conhecimento nas áreas de Engenharia e Computação. O texto deve estar limitado a 22 páginas, que devem incluir todas as partes do artigo, inclusive referências, tabelas e figuras. Número máximo de 20 referências. Seguir a estrutura: Introdução (não dividir em subseções); Materiais e Métodos (identificar subseções); Desenvolvimento (identificar subseções: fundamentação teórica, resultados e discussão); Considerações finais; Agradecimentos (quando houver); Referências.

Critérios para avaliação

Para ser acolhido no processo de avaliação, o artigo deverá cumprir os seguintes requisitos básicos:

  • apresentar relevância técnica/científica;
  • ter grau expressivo de contribuição para a área de conhecimento tecnológico;
  • ser inédito - o artigo deve ser inédito, nacional e internacionalmente, e não estar sob consideração para publicação em nenhum outro veículo de divulgação. Trabalhos publicados em anais de congressos não são aceitos;
  • apresentar texto coeso e coerente;
  • apresentar linguagem clara, concisa e sem erros ortográficos ou gramaticais;
  • observar com rigor as normas da ABNT;
  • observar a formatação de acordo com o estabelecido neste documento;
  • ter uma lista de referências que represente a temática tratada e abranja preferencialmente os artigos publicados nos últimos cinco anos na academia brasileira e internacional;
  • o artigo deve ser atual, envolver criatividade e originalidade.

Atendidos os requisitos indicados, os artigos são submetidos à dupla avaliação cega por pares.

Utilize o Template da Revista para redigir seu artigo.

O artigo deve, obrigatoriamente, seguir as Diretrizes para Autores.

O processo de submissão está detalhado, passo a passo, em Guia para Autores.

Por favor, adicione o endereço revista.engenharia@mackenzie.br em seus contatos de e-mail para evitar que as mensagens caiam na caixa de Spam (lixo eletrônico).

Caso opte pela submissão já em inglês, indicamos os seguintes tradutores:

Vera Lúcia Rother - verikapr@hotmail.com

 

Visual Abstract

Trata-se de um resumo, em imagem única, criada para oferecer um panorama geral sobre o trabalho e sobre o autor. No meio acadêmico, Visual Abstracts têm sido uma tendência e representam uma forma criativa e dinâmica de divulgar o conhecimento científico. 

O objetivo do Visual Abstract é resumir a ideia central do artigo científico ou os principais resultados da pesquisa em um único gráfico com informações concisas.

Vantagens para criar um Visual Abstract:

  • Podem ser utilizados em eventos acadêmicos para a apresentação de artigos, que geralmente são dispostos lado a lado em painéis e requerem visualização rápida e dinâmica por parte do público, que geralmente tem muitos trabalhos à disposição para contemplar.
  • Podem ser apresentados em ambientes informais como sites, blogs, redes sociais, currículos, periódicos não acadêmicos etc.
  • Estudos acerca da eficácia do Visual Abstract indicam que seus respectivos artigos passam a ter até cinco vezes mais exposição favorecendo para que o artigo completo seja visitado mais vezes.
  • Podem ser criados com ferramentas gratuitas. 

É de relevante importância ressaltar que um Visual Abstract não deve ser criado como um substituto para o resumo escrito tradicional ou para a leitura do próprio artigo. O leitor deve evitar chegar a conclusões por meio da análise de um Visual Abstract, pois se destina apenas a ajudar na decisão de ler ou não o artigo completo. Um único slide não poderia representar com precisão a complexidade do artigo, uma vez que é impossível incluir nele todas as informações importantes. 

Encorajamos fortemente os autores a submeterem, juntamente com seu artigo, o seu respectivo Visual Abstract, em formato de imagem (JPEG, GIF ou TIFF). Isso irá ajudar a disseminar, de forma mais rápida e eficiente, o melhor da ciência para um público amplo, através de diversos canais de comunicação como e-mails, eventos, redes sociais, entre outros. 

Embora Visual Abstract possa ser feito com softwares proprietários (por exemplo, Adobe Photoshop Suite), os autores podem optar pelo software Microsoft PowerPoint. Mas existem software de edição de imagens gratuitos que também podem ser usados para essa finalidade. Alguns exemplos:

Pixlr (https://pixlr.com/editor/)

Canva. Design para todos. (https://www.canva.com/)

GIMP GNU Image Manipulation Program (https://www.gimp.org/)

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.