PÚBLICO DE CINEMA: O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DE PRODUTOS CULTURAIS

  • Rafael Correia Laxer
  • Raquel Cymrot Universidade Presbiteriana Mackenzie
Palavras-chave: Marketing. Comportamento do consumidor. Indústria cinematográfica.

Resumo

O modelo do comportamento do consumidor como processo decisório supõe que os consumidores passam por seis etapas ao tomar uma decisão sobre o consumo de um produto. Essa pesquisa tem como objetivo identificar o comportamento do consumidor de filmes exibidos em complexos cinematográficos, em todas as etapas do processo de compra, por meio de um questionário aplicado na cidade de São Paulo a cem consumidores. Foi possível tirar conclusões acerca de como o problema é reconhecido, quais informações são buscadas, como as alternativas são comparadas e qual o comportamento pós-compra do consumidor. Os resultados podem auxiliar produtoras, distribuidoras e exibidoras a satisfazer os consumidores.

Biografia do Autor

Rafael Correia Laxer
Bacharel em Engenharia de Produção pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Trabalha com marketing online no Decolar.com
Raquel Cymrot, Universidade Presbiteriana Mackenzie
Bacharel e Mestre em Estatística pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo. Leciona na Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie. 

Referências

BERTINI, A. Economia da cultura: a indústria do entretenimento e o audiovisual no Brasil. São Paulo: Saraiva, 2008.

BLACKWELL, R. D.; MINIARD, P. W.; ENGEL, J. F. Comportamento do consumidor. São Paulo: Cengage Learning, 2011.

BOLAÑO, C. Indústria cultural: informação e capitalismo. São Paulo: Hucitec: Polis, 2000.

ELBERSE, A. Blockbusters: como construir produtos vencedores no negócio do entretenimento. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.

GRUPO D E MÍDIA. Perfil dos consumidores do meio cinema. São Paulo, 2016. Disponível em: https://www.gm.org.br/midiadados. Acesso em: 11 set. 2016.

HAIR, J. F. et al. Análise multivariada de dados. Porto Alegre: Bookman, 2009.

HAWKINS, D. I.; MOTHERSBAUGH, D. L.; BEST, R. J. Comportamento do consumidor: construindo a estratégia de marketing. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

PETER, J. P.; OLSON, J. C. Comportamento do consumidor e estratégia de marketing. São Paulo: McGraw-Hill, 2009.

RODRIGUES, C. O cinema e a produção. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007.

SAMARA, B. S.; MORSCH, M. A. Comportamento do consumidor: conceitos e casos. São Paulo: Prentice Hall, 2010.

SHETH, J. N.; MITTAL, B.; NEWMAN, B. I. Comportamento do cliente: indo além do comportamento do consumidor. São Paulo: Atlas, 2001.

SIEGEL, S.; CASTELLAN JR., N. J. Estatística não paramétrica para ciências do comportamento. Porto Alegre: Bookman, 2008.

Publicado
2019-09-05
Como Citar
Laxer, R. C., & Cymrot, R. (2019). PÚBLICO DE CINEMA: O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DE PRODUTOS CULTURAIS. Revista Mackenzie De Engenharia E Computação, 19(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/rmec/article/view/11365
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##