AS EMOÇÕES DEVEM SER NORMATIVAS EM SALA DE AULA?
APONTAMENTOS PARA O DEBATE SOBRE O ESTATUTO DAS EMOÇÕES EM MÉTODOS PARTICIPATIVOS NO ENSINO JURÍDICO
Palavras-chave:
educação jurídica, emoções, método socráticoResumo
Este artigo sustenta a necessidade de se discutir, no âmbito da educação jurídica brasileira, o
estatuto das emoções em sala de aula. Demandas baseadas no desconforto emocional que os
discentes experimentam quando expostos a alguns temas e atividades tornaram-se recorrentes
a partir, sobretudo, das primeiras décadas do século XXI. Sustenta-se que essa sensibilidade
pós-moderna é incompatível com a lógica moderna que ainda hoje estrutura o funcionamento
das faculdades de Direito no Brasil. Esse ponto é apresentado a partir de críticas
contemporâneas ao uso do método socrático. As principais referências teóricas são Sennet,
2015, Paul, R., et al, 2016, Sokoloff, 2020.
Referências
ANGARITA, A. (coord). Construção de um sonho, Direito GV. FGV. São Paulo: SP, 2011.
ANOTHER Brick in the Wall. Intérprete: Roger Waters; Pink Floyd. Compositor: Roger
Waters. In: THE Wall. Intérprete: Pink Floyd. [S.I]: Columbia, 1979, Faixa 3 e 5.
BURNELE V. P. A Defense of the Socratic Method: An Interview with Martin B. Louis
(1934-94).” North Carolina Law Review, vol. 73, no. 3, 1995.
BELHOSTE, B. La Révolution et l'éducation. Dernier bilan. In: Histoire de l'éducation. n°
, 1992. pp. 41-51. Disponível em La Révolution et l'éducation. Dernier bilan - Persée
(persee.fr). Consultado em 24 de julho de 2024.
BLAKE, W; OSTRIKER, A. The Complete Poems [of] William Blake. New York:
Penguin; 1977.
HAWKINS, C. G. The Socratic Method-Problem Method Dichotomy: The Debate over
Teaching Method Continues, 1998 BYU EDUC. & L.J. 1 (1998), p. 16
DESCARTES, RENÉ. Discurso do método. Tradução: ERMANTINA, M.; STAHEL. A;
SANTIAGO, H.; STAHEL, M. São Paulo: SP. Martins Fontes, 2001.
DIXON T. From Passions to Emotions: The Creation of a secular psychological category.
Cambridge: Cambridge University Press; 2003.
ELIAS, N. O Processo Civilizador 1. [s.l.] Editora Schwarcz - Companhia das Letras, 1990
FOUCAULT, M. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 1999.
FOUCAULT, M. et al. Sécurité, territoire, population : Cours au collège de France, 1977-
Paris: Seuil, 2009.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. São Paulo, SP Editora Paz e Terra, 2014.
GUINIER, L., et al. “Becoming Gentlemen: Women’s Experiences at One Ivy League Law
School.” University of Pennsylvania Law Review, vol. 143, no. 1, 1994.
GERSEN, J. S. The Trouble with Teaching Rape law. Disponível em:
<https://www.newyorker.com/news/news-desk/trouble-teaching-rape-law>
KRUTH, S. Students Want Profs to Drop Classes on Rape Law. Disponível em:
https://www.thefire.org/news/harvard-law-professor-students-want-profs-drop-classes-rapelaw>
LASCH, C. A cultura do narcisismo: Imago. Rio de Janeiro, RJ. 1983.
LYOTARD, J. A condição pós-moderna. Tradução: BARBOSA, R. C.; posfácio:
SANTIAGO, S. 12ª ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2009.
NUSSBAUM, M. C. Upheavals of Thought: The Intelligence of Emotions. 1st pbk. ed, [s.l]
Cambridge University Press, 2001.
OST, F. ; DE KERCHOVE, M. De La Pyramide Au Réseau? Pour une théorie dialectique
du droit . Presses de l’Université Saint-Louis, 2010.
PAUL, R., et al. The Thinker’s Guide to the Art of Socratic Questioning: Based on
Critical Thinking Concepts & Tools. Foundation for Critical Thinking, 2016.
SENNETT, R. O declínio do homem público. São Paulo: Editora Record, 2015.
SENNETT, R. Together: The Rituals, Pleasures and Politics of Co-Operation. [s.l]
Penguin, 2012.
SOKOLOFF, W. W. Against the Socratic Method.” Political Science Pedagogy : A Critical, Radical and Utopian Perspective, 2020.
SMITH, A. Teoria dos sentimentos morais. Tradução de STEWART, D. São Paulo: SP.
Martins Fontes, 1999.
TAYLOR, C. The Ethics of Authenticity. Cambridge, Massachusetts: Harvard University
Press, 1992.
TAYLOR, C.; GUTMANN A. Multiculturalism: Examining the Politics of Recognition.
[s.l] Princeton University Press; 1994.
TOURAINE, Alain. Critique de la modernité. [s.l] Fayard, 2014.
TRILLING, L. Sincerity and Authenticity: The Charles Eliot Norton Lectures. [S.l.]:
Harvard University Press, 2005.
WEBER, M. Economia e sociedade. São Paulo: Edições 70: 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 José Garcez Ghirardi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista Direito Mackenzie pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos de publicação do conteúdo, sendo que a cessão passa a valer a partir da submissão do artigo, ou trabalho em forma similar, ao sistema eletrônico de publicações institucionais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.