O exercício do direito de greve
DOI:
https://doi.org/10.5935/2317-2622/direitomackenzie.v3n27254Resumo
O tema da greve ainda é um desafio para o jurista e um pesadelo para o legislador. Embora a doutrina tenha avançado muito, o legislador enfrenta pressões de todo tipo para regular seu exercício, o que fatalmente implica limites e restrições. No âmbito do serviço público, a questão é mais complexa.
O exame da greve no serviço público implica uma visão histórica do instituto da greve, bem como sua noção genérica - qual sua extensão, efeitos, titulares beneficiados e fins perseguidos. Entendemos razoável examinar como a legislação de outros países regula a greve no serviço público, a título de subsídio para nosso legislador. Por último, confronta-se o princípio constitucional da greve com outros princípios constitucionais, como o da continuidade do serviço público, com o intuito de analisar tentativas de sua regulamentação no setor público.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista Direito Mackenzie pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos de publicação do conteúdo, sendo que a cessão passa a valer a partir da submissão do artigo, ou trabalho em forma similar, ao sistema eletrônico de publicações institucionais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.