Persistência e agravamento da relação tensional entre políticas públicas sociais e econômicas no estado capitalista: uma análise a partir do financiamento público das políticas de seguridade social no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5935/2317-2622/direitomackenzie.v7n26997Resumo
O presente artigo intenta problematizar a temática da relação tensional e conflitiva existente no seio do Estado capitalista entre as políticas públicas sociais e as econômicas, ressaltando o aspecto da interdependência e do embate político entre os diversos modelos de Estado. Com o propósito de trazer concretude ao horizonte teórico, realiza-se uma análise da atual dinâmica brasileira no tocante às políticas públicas de seguridade social, com o escopo de demonstrar que as decisões sobre a alocação dos recursos públicos, além de técnicas, são, sobretudo, decisões políticas. Dessa forma, espera-se contribuir, ainda que de maneira pontual, para a desmitificação da doutrina da There Is No Alternative (Tina), a qual tem ganhado novo fôlego com a conjuntura da crise econômica mundial deflagrada a partir de 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista Direito Mackenzie pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos de publicação do conteúdo, sendo que a cessão passa a valer a partir da submissão do artigo, ou trabalho em forma similar, ao sistema eletrônico de publicações institucionais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.