Poder Judiciário no Brasil e sociedade civil na judicialização constitucional-garantista dos direitos fundamentais sociais
DOI:
https://doi.org/10.5935/2317-2622/direitomackenzie.v7n26994Resumo
A análise da jurisdição constitucional brasileira requer um olhar interdisciplinar em que as ponderações acerca das transformações jurídicas e normativas constitucionais possam, igualmente, ser contempladas do ponto de vista de outras ciências. As reflexões deste artigo vão, portanto, encaminhar uma apropriação de ideias que levam à compreensão de uma dialética entre sociedade civil e Poder Judiciário, tendo por aporte teórico a disciplina garantista de Luigi Ferrajoli para a análise do movimento de judicialização da política que ocorre no âmbito da jurisdição constitucional.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista Direito Mackenzie pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos de publicação do conteúdo, sendo que a cessão passa a valer a partir da submissão do artigo, ou trabalho em forma similar, ao sistema eletrônico de publicações institucionais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.