Os sistemas jurídico e educacional e o direito à (re)inclusão de aluno com transtorno de aprendizado: um estudo interdisciplinar
DOI:
https://doi.org/10.5935/2317-2622/direitomackenzie.v7n16793Resumo
Este estudo busca aferir a aplicação e efetividade do direito fundamental à educação sob o prisma da dignidade da pessoa humana, em relação à inclusão de alunos com transtorno de aprendizado. A questão central é: “Pode o paradigma da complexidade nortear o estudo crítico, tendo em vista uma atitude interdisciplinar para a inclusão de alunos teoricamente já incluídos?”. A metodologia baseia?se numa postura comparativa em busca de um diálogo entre documentos oficiais e não oficiais, para a análise dos resultados. Os pressupostos teóricos foram encontrados na teoria da complexidade de Edgar Morin, e busca?se o diálogo com autores significativos nas áreas de educação e do direito.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista Direito Mackenzie pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos de publicação do conteúdo, sendo que a cessão passa a valer a partir da submissão do artigo, ou trabalho em forma similar, ao sistema eletrônico de publicações institucionais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.