Max Weber: racionalidade formal e racionalidade material

A tensão entre razão jurídica e lógica econômica

Autores

  • Ronaldo Porto Macedo Júnior USP

Palavras-chave:

Max Weber; sociologia; capitalismo.

Resumo

O texto apresenta uma análise profunda das ideias e contribuições do renomado sociólogo alemão Max Weber, destacando sua influência em várias disciplinas, incluindo economia, filosofia, sociologia, ciência política e direito. O autor destaca a erudição extraordinária de Weber, que o levou a combinar várias disciplinas em sua obra, como história e filosofia.

Weber é reconhecido como um dos fundadores da sociologia contemporânea, juntamente com Karl Marx e Emile Durkheim. Sua influência abrange desde a economia, onde suas análises sobre o capitalismo moderno são fundamentais, até a sociologia, onde ele inaugurou uma abordagem hermenêutica da ação social.

O texto explora as diferentes atitudes em relação ao direito, conforme descritas por Weber: a atitude moral avaliativa, a atitude dogmática-jurídica e a atitude de compreensão sociológica. Essa última é particularmente destacada, já que é a base para a sociologia do direito de Weber.

Weber também introduz o conceito de dominação como um tipo de poder, relacionando-o à sociologia do direito. Ele discute os três tipos ideais de dominação: tradicional, racional-legal e carismática, destacando a importância da dominação racional-legal no contexto do capitalismo moderno.

O texto aborda a evolução do contrato no contexto do capitalismo moderno, destacando a transição do contrato baseado no status para o contrato finalístico, que se tornou fundamental para a lógica econômica do capitalismo.

Em resumo, o texto oferece uma análise detalhada das ideias de Max Weber sobre direito, economia e sociedade, enfatizando sua relevância na compreensão da modernidade e do capitalismo, assim como sua influência em diversas disciplinas acadêmicas.

Biografia do Autor

Ronaldo Porto Macedo Júnior, USP

Professor titular de Filosofia do Direito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP) E mail: ronaldomacedo50@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0653-281X

Referências

COHN, G. Crítica e resignação: fundamentos da sociologia de Max Weber. São Paulo: T. A. Queiroz, 1979.

EWALD, F. L’Etat providence. Paris: Grasset, 1986.

FLEISCHMANN, E. Weber e Nietzsche. In: COHN, G. (org.) Sociologia: para ler os clássicos. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1977.

HABERMAS, J. The theory of communicative action. Translate: Thomas McCarthy. Boston: Beacon Press, 1985. v. 1.

HABERMAS, J. A volta de Carl Schmitt. Folha de S.Paulo, São Paulo, 27 dez. 1986. Pags. A 26-27.

HAYEK, F. Os fundamentos da liberdade. São Paulo: Visão, 1983.

HAYEK, F. Direito, legislação e liberdade: uma nova formulação dos princípios liberais de justiça e economia política. São Paulo: Visão, 1985. 3 v.

KALBERG, S. Max Weber: uma introdução. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.

KRONMAN, A. Max Weber. Stanford: Stanford University Press, 1983.

KRONMAN, A. Max Weber. Tradução: John Milton. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009. (Coleção Teoria e filosofia do direito).

LOCKE, J. Segundo tratado sobre o governo. In: LOCKE, J. Dois tratados sobre o governo. Tradução: Julio Fischer. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

LOPES, J. R. L. The traditional dialogue between law and economics. Revista Direito GV, São Paulo, v. esp., p. 171-193, nov. 2005.

LOWITH, K. Max Weber and Karl Marx. Taylor Francis, London1983 .

MACEDO JUNIOR, R. P. Contratos relacionais e defesa do consumidor. 2. ed. rev., atual. e ampl. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2007.

MACEDO JUNIOR, R. P. Do xadrez à cortesia: Dworkin e a teoria do direito contemporânea. São Paulo: Saraiva, 2013.

MAINE, S. The ancient law. The Project Gutenberg , 2007. In https://www.gutenberg.org/files/22910/22910-h/22910-h.htm

NIETZSCHE, F. Genealogia da moral. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

PARISI, F. The efficiency of the common law hypothesis. In: The encyclopedia of public choice . Charles Rowley, Friedrich Schneider, New York Springer, 2004 .

PARSONS, T. Estrutura da ação social: um estudo de teoria social com especial referência a um grupo de autores europeus recentes. Vozes, São Paulo 2010. v. 2.

POLANYI, K. A grande transformação: as origens da nossa época. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2000.

SCHMITT, C. La tirania de los valores. Granada. Editorial Comares , 2010.

SWEDBERG, R. Max Weber and the idea of economic sociology. Princeton: Princeton University Press, 1988.

TRUBEK, D. M. Max Weber sobre direito e ascensão do capitalismo (1972). Revista Direito GV, v. 3, n. 1, jan./jun. 2007 . Pags. 151-185.

TRUBEK, D. M. O novo direito e desenvolvimento: presente, passado e futuro. Textos selecionados de David M. Trubek. São Paulo: Saraiva, 2009.

WEBER, M. Critique of Stammler. Translation: Guy Oakes. New York: Free Press, 1977.

WEBER, M. Ciência e política: duas vocações. São Paulo: Cultrix, 2004a.

WEBER, M. Economia e sociedade. Tradução: Regis Barbosa e Karen Elsabe Barbosa. Revisão técnica: Gabriel Cohn. Brasília: Editora UnB; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2004b. 2 v.

Downloads

Publicado

2024-02-13

Edição

Seção

Historicismo do Direito e Racionalidade Jurídica e Sistemas Sociais