O professor universitário e o ensino jurídico

formação, requisitos e aspectos éticos e jurídicos na atualidade brasileira

Autores

  • Alvaro de Azevedo Gonzaga PUC-SP
  • Gisele Pereira Aguiar PUC-SP
  • Felipe Labruna PUC-SP

Palavras-chave:

educação, cidadania, ensino jurídico

Resumo

Trata-se no presente artigo de discorrer sobre o professor universitário e o ensino jurídico. Para tanto se aborda a formação, os requisitos, bem como os aspectos éticos e jurídicos na conjuntura atual brasileira. Divide-se a presente pesquisa em quatro partes: na primeira, no bojo da introdução, far-se-ão considerações iniciais sobre o Ensino Jurídico no Brasil; na segunda serão tecidas considerações sobre a formação docente para o ensino jurídico; na terceira será abordado o papel do professor no tempo; e finalmente na quarta parte visitar-se-á o conceito de “felicidadania” elaborado pela pesquisadora docente Terezinha Azerêdo Rios. Conclui-se que construir a “felicidadania”, na ação docente, é lutar pela criação e pelo aperfeiçoamento constante de condições viabilizadoras do trabalho educacional de boa qualidade.

Biografia do Autor

Alvaro de Azevedo Gonzaga, PUC-SP

Livre-docente em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP. Pós-doutor em Direito pela Universidade Clássica de Lisboa e pós-doutor em Direito pela Universidade de Coimbra. Pós-doutor em História dos Povos Indígenas pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD. Indígena Guarani-Kaiowa. Doutor, mestre e graduado em Direito pela PUCSP. Graduado em Filosofia pela Universidade de São Paulo - USP. Professor da graduação e do PPGD da PUC-SP. Professor do Meu Curso onde coordena a primeira pós-graduação em Direito Antidiscriminatório do país. Já desenvolveu projetos complexos com organismos relevantes como o Conselho Indigenista Missionário (CIMI), Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) na representação América Latina, Ministério da Justiça (MJ) e tantos outros. Advoga na área dos Direitos Humanos, tendo sido o autor do parecer técnico e jurídico sobre o genocídio contra os povos indígenas na CPI da COVID.É vice-coordenador do Núcleo de Filosofia do Direito do PPGD da PUC-SP.

Gisele Pereira Aguiar, PUC-SP

Doutoranda e mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP. Graduada em Direito pela Universidade Estácio de Sá - RJ. Especialista em Direito Processual Civil pela Universidade Cândido Mendes. Especialista em Direito Antidiscriminatório pelo Centro Universitário UniDomBosco, em pareceria com o Meu Curso. Professora assistente no curso de Mestrado em Direito da PUCSP.

Felipe Labruna, PUC-SP

Doutorando, mestre e graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP. Bolsista CAPES - Ministério da Educação. Especialista em Ciência Política pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo - FESPSP e em Direito Processual Civil pela Escola Paulista da Magistratura - EPM. Oficial da Reserva do Exército Brasileiro pelo Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de São Paulo - CPORSP. Assessor jurídico no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo - TJSP. Professor assistente no curso de Mestrado em Direito da PUCSP. Entre outras publicações, é autor do livro "Levante do Sul: decolonialidade latino-americana". 

Referências

ARENDT, Hannah apud RIOS, Terezinha Azerêdo. Compreender e Ensinar. Por uma docência da melhor qualidade. 8 ed. São Paulo: Cortez, 2010.

BEHRENS, Maria Aparecida. Docência Universitária: formação ou improvisação? Revista Educação Santa Maria. v. 36, n. 3, p. 441-454, set./dez. 2011. Disponível em: <https://tinyurl.com/2258evrt>. Acesso em 23 fev. 2023.

CARVALHO, Nathalie de Paula. Uma análise do ensino jurídico no Brasil. Revista Jurídica da FA7, Fortaleza, v. 8, n. 1, p. 249-260, 2011. Disponível em: <https://tinyurl.com/2c449x9j>. Acesso em 15 fev. 2023.

CONSELHO FEDERAL DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL/FUNDAÇÃO GETÚLIUO VARGAS. Exame de Ordem em Números – 4ª Edição. Março de 2020. Disponível em: <https://tinyurl.com/3sr7z2vb>. Acesso em 15 fev. 2023.

CORTELLA, Mario Sergio. Educação, Escola e Docência. Novos Tempos, novas atitudes. São Paulo: Cortez, 2014.

DIAS SOBRINHO, José. Pós-graduação, escola de formação para o magistério superior. In: SERBINO, Raquel Volpato et al. Formação de professores. São Paulo: Editora da UNESP, 1998.

ESTRELA, Maria Tereza. A ética na docência universitária: entre o ideal e o real In: ALMEIDA, Filipe et al. Fraude e plágio na Universidade: a urgência de uma cultura de integridade no Ensino Superior. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2016. Disponível em: <https://tinyurl.com/yd9uc4tp>. Acesso em 15 fev. 2023.

GALEANO, Eduardo; BORGES, José. Las palabras andantes. Madrid: Siglo XXI, 1994.

ISAIA, Silvia Maria de Aguiar. Desafios à docência universitária: pressupostos a considerar. In: RISTOFF, Dilvo; SEVEGNANI, Palmira. (orgs). Docência na educação superior. Coleção Educação Superior em Debate; v. 5. Brasília: INEP, 2006.

MELLO FILHO, Álvaro. Metodologia do ensino jurídico. Fortaleza: UFC, 1977.

MORIN, Edgar. Os sete saberes para a educação do Futuro. Trad. de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya; revisão técnica de Edgar de Assis Carvalho. 2 ed. São Paulo: Cortez; Brasília-DF:UNESCO, 2011.

PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? 8. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

RIOS, Terezinha Azerêdo. Compreender e Ensinar. Por uma docência da melhor qualidade. 8 ed. São Paulo: Cortez, 2010.

UNESCO. Educação, um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional para Educação para o século XXI. São Paulo: Cortez Editora, 1996.

Publicado

2023-06-22

Edição

Seção

Dossiê Especial - 70 anos da Faculdade de Direito