THE UNIVERSITY PROFESSOR AND LAW TEACHING

QUALIFICATION, REQUIREMENTS AND ETHICAL-LEGAL ASPECTS IN THE CURRENT BRAZILIAN CONTEXT

Authors

  • Alvaro de Azevedo Gonzaga PUC-SP
  • Gisele Pereira Aguiar PUC-SP
  • Felipe Labruna PUC-SP

Keywords:

educação, cidadania, ensino jurídico

Abstract

The purpose of this article is to discuss the university professor and legal teaching. To this end, it addresses qualification, requirements, as well as ethical and legal aspects in the current Brazilian context. This research is divided into four parts: in the first, in the context of the introduction, initial considerations will be made about Legal Education in Brazil; in the second part, considerations will be made about teacher training for legal education; in the third part, the role of the teacher in time will be discussed; and finally, in the fourth part, the concept of “felicidadania” (“happiness" + "citizenship"), elaborated by the teacher researcher Terezinha Azerêdo Rios, will be discussed. The conclusion is that building "felicidadania" in teaching is to struggle for the creation and constant improvement of conditions that make good quality educational work possible.

Author Biographies

Alvaro de Azevedo Gonzaga, PUC-SP

Livre-docente em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP. Pós-doutor em Direito pela Universidade Clássica de Lisboa e pós-doutor em Direito pela Universidade de Coimbra. Pós-doutor em História dos Povos Indígenas pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD. Indígena Guarani-Kaiowa. Doutor, mestre e graduado em Direito pela PUCSP. Graduado em Filosofia pela Universidade de São Paulo - USP. Professor da graduação e do PPGD da PUC-SP. Professor do Meu Curso onde coordena a primeira pós-graduação em Direito Antidiscriminatório do país. Já desenvolveu projetos complexos com organismos relevantes como o Conselho Indigenista Missionário (CIMI), Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) na representação América Latina, Ministério da Justiça (MJ) e tantos outros. Advoga na área dos Direitos Humanos, tendo sido o autor do parecer técnico e jurídico sobre o genocídio contra os povos indígenas na CPI da COVID.É vice-coordenador do Núcleo de Filosofia do Direito do PPGD da PUC-SP.

Gisele Pereira Aguiar, PUC-SP

Doutoranda e mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP. Graduada em Direito pela Universidade Estácio de Sá - RJ. Especialista em Direito Processual Civil pela Universidade Cândido Mendes. Especialista em Direito Antidiscriminatório pelo Centro Universitário UniDomBosco, em pareceria com o Meu Curso. Professora assistente no curso de Mestrado em Direito da PUCSP.

Felipe Labruna, PUC-SP

Doutorando, mestre e graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP. Bolsista CAPES - Ministério da Educação. Especialista em Ciência Política pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo - FESPSP e em Direito Processual Civil pela Escola Paulista da Magistratura - EPM. Oficial da Reserva do Exército Brasileiro pelo Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de São Paulo - CPORSP. Assessor jurídico no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo - TJSP. Professor assistente no curso de Mestrado em Direito da PUCSP. Entre outras publicações, é autor do livro "Levante do Sul: decolonialidade latino-americana". 

References

ARENDT, Hannah apud RIOS, Terezinha Azerêdo. Compreender e Ensinar. Por uma docência da melhor qualidade. 8 ed. São Paulo: Cortez, 2010.

BEHRENS, Maria Aparecida. Docência Universitária: formação ou improvisação? Revista Educação Santa Maria. v. 36, n. 3, p. 441-454, set./dez. 2011. Disponível em: <https://tinyurl.com/2258evrt>. Acesso em 23 fev. 2023.

CARVALHO, Nathalie de Paula. Uma análise do ensino jurídico no Brasil. Revista Jurídica da FA7, Fortaleza, v. 8, n. 1, p. 249-260, 2011. Disponível em: <https://tinyurl.com/2c449x9j>. Acesso em 15 fev. 2023.

CONSELHO FEDERAL DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL/FUNDAÇÃO GETÚLIUO VARGAS. Exame de Ordem em Números – 4ª Edição. Março de 2020. Disponível em: <https://tinyurl.com/3sr7z2vb>. Acesso em 15 fev. 2023.

CORTELLA, Mario Sergio. Educação, Escola e Docência. Novos Tempos, novas atitudes. São Paulo: Cortez, 2014.

DIAS SOBRINHO, José. Pós-graduação, escola de formação para o magistério superior. In: SERBINO, Raquel Volpato et al. Formação de professores. São Paulo: Editora da UNESP, 1998.

ESTRELA, Maria Tereza. A ética na docência universitária: entre o ideal e o real In: ALMEIDA, Filipe et al. Fraude e plágio na Universidade: a urgência de uma cultura de integridade no Ensino Superior. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2016. Disponível em: <https://tinyurl.com/yd9uc4tp>. Acesso em 15 fev. 2023.

GALEANO, Eduardo; BORGES, José. Las palabras andantes. Madrid: Siglo XXI, 1994.

ISAIA, Silvia Maria de Aguiar. Desafios à docência universitária: pressupostos a considerar. In: RISTOFF, Dilvo; SEVEGNANI, Palmira. (orgs). Docência na educação superior. Coleção Educação Superior em Debate; v. 5. Brasília: INEP, 2006.

MELLO FILHO, Álvaro. Metodologia do ensino jurídico. Fortaleza: UFC, 1977.

MORIN, Edgar. Os sete saberes para a educação do Futuro. Trad. de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya; revisão técnica de Edgar de Assis Carvalho. 2 ed. São Paulo: Cortez; Brasília-DF:UNESCO, 2011.

PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? 8. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

RIOS, Terezinha Azerêdo. Compreender e Ensinar. Por uma docência da melhor qualidade. 8 ed. São Paulo: Cortez, 2010.

UNESCO. Educação, um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional para Educação para o século XXI. São Paulo: Cortez Editora, 1996.

Published

2023-06-22

Issue

Section

Dossiê Especial - 70 anos da Faculdade de Direito