Educação Parental: Estudo Exploratório em um Grupo de Dança Inclusiva
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Neste trabalho avaliamos a eficácia do programa de educação parental Grupo Laços de Inclusão, implementado numa associação de arte inclusiva. Participaram no estudo 11 pais (três pais e oito mães) de crianças/jovens (nove com necessidades especiais e dois sem necessidades especiais) que frequentavam um grupo de dança inclusiva na Região Autónoma da Madeira (Portugal). Realizou-se uma avaliação pré-teste e pós-teste, cujos resultados parecem apontar para uma diminuição das perceções do stress global dos participantes, da exigência associada à interação com a criança e do nível de saúde dos pais que poderá interferir na relação com os filhos. Apesar de os resultad os serem promissores nestas dimensões, são apresentadas algumas reflexões e limitações a ter em conta em futuras intervenções de educação parental.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista Psicologia: Teoria e Prática pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos não exclusivos de publicação do conteúdo.
Referências
Abidin, R. (2003). Índice de stress parental (PSI): parenting stress index (S. Santos, Adap. port.). Lisboa: Cegoc-TEA.
Almeida, A., Abreu-Lima, I., Cruz, O., Gaspar, M. F., Brandão, T., Alarcão, M., Santos, M. R., & Machado, J. C. (2012). Parent education interventions: results from a national study in Portugal. European Journal of Developmental Psychology, 9(1), 135-149.
Almeida, T., & Sampaio, F. (2007). Stress e suporte social em familiares de pessoas com paralisia cerebral. Psicologia, Saúde e Doenças, 8(1), 145-151.
Axford, N., Lehtonen, M., Kaoukji, D., Tobin, K., & Berry, V. (2012). Engaging parents in parenting programs: lessons from research and practice. Children and Youth Services Review, 34, 2061-2071.
Biasoli-Alves, Z. M. M. (2005). Orientação de pais: partilhar conhecimentos sobre desenvolvimento e práticas de educação como estratégia de intervenção. Texto & Contexto Enfermagem, 14, 64-70.
Byrne, S., Rodrigo, M. J., & Martin, J. C. (2012). Influence of form and timing of social support on parental outcomes of a child-malteatment prevention program. Children and Youth Services Review, 34, 2495-2503.
Ceballos, E., & Rodrigo, M. J. (2000). Las metas y estratégias de socialización entre padres e hijos. In M. J. Rodrigo & J. Palácios (Eds.). Familia y desarrollo humano (pp. 225-243). Madrid: Alianza Editorial.
ChildONEurope Secretariat (2007). Survey on the role of parents and the support from the governments in the EU. Florence: Instituto degli Innocenti. Recuperado em 25 fevereiro, 2013, de http://www.childoneurope.org/issues/support_family/reportSurveyRoleParents.pdf.
Committee of Ministers of the Council of Europe (2006). Recommendation 19. Recuperado em 25 fevereiro, 2013, de https://wcd.coe.int/ViewDoc.jsp?id=1073507.
Correia, M. (2003). Inclusão e necessidades educativas especiais. Um guia para educadores e professores. Porto: Porto.
Coutinho, M. (2003). Formação parental: avaliação do impacte na família. Psicologia, 17(1), 227-244.
Coutinho, M. (2004). Apoio à família e formação parental. Análise Psicológica, 22(1), 55-64.
Dinnebell, L. (1999). Defining parent education in early intervenion. Topics in Early Childhood Special Education, 19(3), 161-164.
Garcia, N. M. (2007). Educação nas famílias de pescadores artesanais: transmissão geracional e processos de resiliência. Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS, Brasil.
Garcia, N. M., Yunes, M. A. M., Lucas, L. M. B., & Garcia, S. F. (2010). Programas de educação familiar e suas contribuições para o exercício da parentalidade e cidadania. In C. S. Hutz (Org.). Avanços em psicologia comunitária e intervenções psicossociais (pp. 165-189). São Paulo: Casa do Psicólogo.
Gonçalves, M. (2003). Psicoterapia, uma arte retórica: contributos das terapias narrativas. Coimbra: Quarteto.
Madureira, I., & Leite, T. (2003). Necessidades educativas especiais. Lisboa: Universidade Aberta.
Mann, B. (2008). What works for whom? Promising practices in parenting education. Ottawa: Canadian Association of Family Resource Programs.
Pinheiro, M. I., Haase, V. G., Amarante, C. L., Prette, A. D., & Del Prette, Z. A. (2006). Treinamento de habilidades sociais e educativas para pais de crianças com problemas de comportamento. Psicologia: Reflexão e Crítica, 19(3), 407-414.
Relvas, A. P. (2006). O ciclo vital da família: perspectiva sistémica (4a ed.). Porto: Edições Afrontamento.
Ribeiro, M. (2003). Ser família. Construção, implementação e avaliação de um programa de educação parental. Dissertação de mestrado, Universidade do Minho, Braga, Portugal.
Rodrigo, M. J. (2010). Promoting positive parenting in Europe: new challanges for the European Society for Development Psychology. European Journal of Developmental Psychology, 7(3), 281-294.
Rodrigo, M. J., Almeida, A., Spiel, C., & Koops, W. (2012). Introduction: evidencebased parent education programs to promote positive parenting. European Journal of Developmental Psychology, 9(1), 2-10.
Rodrigo, M. J., Byrne, S., Máiquez, M. L., & Martín, J. C. (2008). Preservación familiar: resultados del programa de “Apoyo Personal y Familiar” para padres en riesgo psicosocial. In J. A. González-Pienda & J. C. Pérez (Orgs.). Atas do V Congreso Internacional de Psicología y Educación: los retos del futuro (p. 101). Universidade de Oviedo.
Seligman, M. E. P., & Csikszentmihalyi, M. (2000). Positive psychology: an introduction. American Psychologist, 55(1), 5-14.
Xavier, J. O. (2011). Educação parental: o significado da participação no Grupo Laços de Inclusão. Dissertação de mestrado, Universidade da Madeira, Funchal, Portugal.