Avaliações Autorreferentes e Práticas Esportivas: Comparações entre Universitários Praticantes e Não Praticantes
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Espera-se que o engajamento em práticas esportivas contribua para o desenvolvimento de autopercepções positivas. Porém, há controvérsias sobre esse pressuposto, sobretudo no esporte competitivo, que é caracterizado por maior pressão e possíveis frustrações. O objetivo deste estudo é investigar e comparar as avaliações autorreferentes centrais (AAC) de três grupos de universitários: praticantes de esportes em nível competitivo (PEC); praticantes de esportes por lazer (PEL); e não praticantes (NP). Participaram 703 universitários, de diferentes regiões do Brasil. As análises de covariância demonstraram que PEC apresentaram médias de AAC significativamente maiores que PEL (p < 0.05) e NP (p < 0.001). PEL também apresentaram médias significativamente maiores que NP (p < 0.001). Os resultados demonstram que, apesar das controvérsias, indivíduos que praticam esportes, inclusive em nível competitivo, podem apresentar AAC mais positivas, o que contribui para uma melhor adaptação às diferentes demandas da vida e para um maior exercício da agência pessoal.
Downloads
Detalhes do artigo
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista Psicologia: Teoria e Prática pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos não exclusivos de publicação do conteúdo.
Referências
Bandura, A. (2018). Toward a psychology of human agency: Pathways and reflections. Perspectives on Psychological Science, 13(2), 130–136. doi:10.1177/1745691617699280
Bandura, A., Adams, N. E., & Beyer, J. (1977). Cognitive processes mediating behavioral change. Journal of Personality and Social psychology, 35(3), 125–139.
Chang, C., Ferris, D. L., Rosen, C. C., & Tan, J. A. (2012). Core self-evaluations: A review and evaluation of the literature. Journal of management, 38(1), 81–128. doi:10.1177/0149206311419661
Cranmer, G. A., Gagnon, R. J., & Mazer, J. P. (2019). Division-I student-athletes’ affective and cognitive responses to receiving confirmation from their head coach. Communication & Sport, 8(2), 262–285. doi:10.1177/2167479518824868
Debusscher, J., Hofmans, J., & De Fruyt, F. (2017). Core self-evaluations as a moderator of the relationship between task complexity, job resources, and performance. European Journal of Work and Organizational Psychology, 26(3), 1–10. doi:10.1080/1359432X.2016.1277706
Duncan, S. C., Strycker, L. A., & Chaumeton, N. R. (2015). Sports participation and positive correlates in African American, Latino, and white girls. Applied Developmental Science, 19(4), 206–216. doi:10.1080/10888691.2015.1020156
Fox, K. R., & Lindwall, M. (2014). Self-esteem and self-perceptions in sport and exercise. In A. G. Papaioannou & D. Hackfort, Routledge Companion to Sport and Exercise Psychology: Global perspectives and fundamental concepts (pp. 34–48). London, UK: Routledge.
Galli, N., & Gonzalez, S. P. (2014). Psychological resilience in sport: A review of the literature and implications for research and practice. International Journal of Sport and Exercise Psychology, 13(3), 243–257. doi:10.1080/1612197x.2014.946947
Geukes, K., Harvey, J. T., Trezise, A., & Mesagno, C. (2017). Personality and performance in real-world competitions: Testing trait activation of fear of negative evaluation, dispositional reinvestment, and athletic identity in the field. Psychology of Sport and Exercise, 30, 101–109. doi:10.1016/j.psychsport.2017.02.008
Gill, D., Kissova, Z., Lee, J., & Prowse, V. L. (2015). First-place loving and last-place loathing: How rank in the distribution of performance affects effort provision. SSRN Electronic Journal, 65(2), 494–507. doi:10.2139/ssrn.2641875
Hill, A. P., Mallinson-Howard, S. H., & Jowett, G. E. (2018). Multidimensional perfectionism in sport: A meta-analytical review. Sport, Exercise, and Performance Psychology, 7(3), 235–270. doi:10.1037/spy0000125
Holt, N. L. (2016). Positive youth development through sport (2nd ed.). New York: Routledge.
Jiang, Z., & Jiang, X. (2015). Core self-evaluation and life satisfaction: The person-environment fit perspective. Personality and Individual Differences, 75, 68–73. doi:10.1016/j.paid.2014.11.013
Judge, T. A., Erez, A., Bono, J. E., & Thoresen, C. J. (2002). Are measures of self-esteem, neuroticism, locus of control, and generalized self-efficacy indicators of a common core construct? Journal of Personality and Social Psychology, 83(3), 693–710. doi:10.1037/0022-3514.83.3.693
Newman, H. J. H., Howells, K. L., & Fletcher, D. (2016). The dark side of top level sport: An autobiographic study of depressive experiences in elite sport performers. Frontiers in Psychology, 7, 868. doi:10.3389/fpsyg.2016.00868
Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (2017). Relatório Nacional de Desenvolvimento Humano 2017 – Movimento é vida: Atividades físicas e esportivas para todas as pessoas. Recuperado de www.movimentoevida.org/wp-content/uploads/2017/09/PNUD_RNDH_completo.pdf
Richards, A. J. (2018). Kentuckian middle school students’ self-efficacy and their participation in physical sports: A correlation study. Doctoral thesis, Liberty University, Lynchburg, United States. Recuperado de www.digitalcommons.liberty.edu
Rocha, R. Z., Corrêa, M. A., & Dias, A. C. G. (2018, June). Avaliações autorreferentes: Uma revisão de estudos brasileiros, suas áreas de concentração e prospecções para a pesquisa. Anais do Congresso Brasileiro de Psicologia Positiva, São Paulo, SP, Brasil, 3.
Rode, J. C., Judge, T. A., & Sun, J. M. (2012). Incremental validity of core self-evaluations in the presence of other self-concept traits: An investigation of applied psychology criteria in the United States and China. Journal of Leadership & Organizational Studies, 19(3), 326–340. doi:10.1177/1548051812442964
Yigiter, K., & Bayazıt, B. (2013). Impact of the recreational physical activities on university students’ problem-solving skills and self-esteem in Turkey. European Online Journal of Natural and Social Sciences, 2(3), 424–429.